Independentemente de sua área de atuação, o  mercado de trabalho atual tem se tornado cada vez mais competitivo. Exigem-se mais formações curriculares, mais anos de experiência profissional, fluência em línguas estrangeiras, empreendedorismo e outras características para as quais nem todo mundo está preparado. Para te ajudar a se preparar melhor para este cenário de grande competitividade, preparamos uma lista de dicas que vão te ajudar a ter mais sucesso em sua carreira. Veja:

1. Preocupe-se com o networking em sua área

A preocupação em estabelecer uma rede de contatos profissionais deve começar desde cedo, seja com amigos de escola, seja na faculdade. Procure manter contato regular com profissionais dos mais diferentes tipos, mas dê ênfase às pessoas que trabalham em sua área. Cafés e almoços ocasionais, além de serem uma boa oportunidade de colocar o papo em dia, podem ser bons para os negócios!

2. Invista em uma boa formação acadêmica

Sua formação acadêmica vai muito além da escolha de uma boa instituição de ensino superior para cursar a graduação. No mercado de trabalho atual, seus estudos precisam ser estendidos para especializações, MBAs, mestrados e doutorados, a depender das áreas em que você pretende atuar. Esteja sempre de olho em novos cursos!

3. Não descarte a possibilidade de mudar de carreira

Mudanças de carreira são mais saudáveis do que você imagina! Não feche os olhos para oportunidades fora de sua área de trabalho e avalie sempre os prós e contras de uma mudança como essa. Pode ser que sua formação transdisciplinar seja justamente o que outras empresas estão buscando no mercado de trabalho atual!

4. Procure ter prazer naquilo que faz

Excelentes profissionais são aqueles que também gostam do que fazem, não apenas os que realizam seu trabalho como se fosse mais uma atividade cotidiana. Para colocar isso em prática, procure escolher o curso certo para você, bem como encontrar em sua área aquelas atividades que mais te agradam.

5. Tenha uma mente empreendedora para se destacar no mercado de trabalho atual

Gerentes de equipe e diretores de empresas estão sempre à procura de mentes empreendedoras para ajudar a desenvolver seus negócios. Assim, há um reconhecimento maior de profissionais que buscam inovar no dia a dia da empresa, que não se contentam com resultados medianos e que estão sempre inquietos no ambiente de trabalho. Leve suas ideias a seus chefes e demonstre sempre seu interesse pelo desenvolvimento da empresa.

6. Construa uma reputação impecável

Muitas vezes, são pequenas ações negativas que têm a capacidade de acabar com nossa reputação no ambiente de trabalho. Por isso, é imprescindível adotar uma postura extremamente ética e profissional: evite fofocas no ambiente de trabalho; admita seus próprios erros e deficiências; e evite desentendimentos profissionais. Até mesmo as desavenças podem ser solucionadas por meio de conversas civilizadas e exercícios de auto-avaliação.

7. Conheça seus parceiros de trabalho

Saiba exatamente com quem está trabalhando e estabeleça bons laços profissionais no contexto da empresa. Por mais que você venha a alçar novos patamares profissionais, trocar de emprego e mudar de áreas de atuação, esses contatos profissionais deixam um bom histórico de trabalho que poderá ser valorizado no futuro (indicações profissionais, reestruturações de equipe, promoções, etc.).

8. Leia bastante sobre sua área de atuação

Não há como trabalhar na área bancária, por exemplo, sem ler e se informar sobre as flutuações do mercado, as tendências econômicas e as notícias mais recentes desse setor. Independentemente de sua área de atuação, procure se atualizar e ter uma perspectiva “macro” sobre o negócio em que atua. Essa percepção mais aguçada é extremamente valorizada por gerentes e líderes de equipe, mas são poucos os profissionais que a demonstram no dia a dia das empresas.

Fonte: TNH1

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