As palavras podem não ser a solução para tudo, mas confortam a quem tem perdido o sono e procura por esperança em dias melhores

O ciclo é simples: funcionários felizes dão um bom atendimento aos clientes, deixando-os felizes e causando o crescimento da empresa (Foto: Thinkstock)

Agora a liderança é mais necessária do que nunca, e uma comunicação otimista para todos os integrantes do time da sua empresa – principalmente você – é fundamental (Foto: Thinkstock)

Para Steimle, é justamente nesses momentos que a liderança é mais necessária do que nunca, e uma comunicação otimista para todos os integrantes do time da sua empresa – principalmente você – é fundamental.

Pensando nisso, Steimle elaborou 8 frases para a Entrepreneur, de empreendedor para empreendedor. Podem não ser dicas de como recuperar tudo, mas confortarão a todos que, de alguma forma, têm perdido o sono, para que não percam a esperança nos dias melhores.

1. Você é compreendido
Equipe, clientes e parceiros querem saber que todos estão cientes e empáticos às preocupações de cada um; e que todos acreditam que as preocupações do time são válidas.

2. Você está seguro
Tudo está sob controle. As ações implementadas representam tudo que estava ao seu alcance para proteger funcionários e suas famílias.

3. Você é lembrado
Não deixe que os membros da equipe se sintam deixados para trás ou de fora. Lembre-os de que estamos juntos nisso.

4. Vai dar certo
Em seu livro O Princípio do Poder, o falecido Blaine Lee, fundador da FranklinCovey Co, uma empresa multinacional de soluções para aprimoramento de performance, explicou como soldados que sobreviveram ao tratamento brutal em campos de prisioneiros de guerra frequentemente repetiam para si mesmos o pensamento “eu vou sair, vou sair”.

Outro ponto curioso é que, segundo relatos presentes na obra, aqueles que determinavam que sairiam em uma data ou evento específicos, como “Eu estarei em casa no Natal”, sucumbiram a doenças e à morte em taxas mais altas do que aqueles que diziam “Eu não sei quando, mas vou sobreviver e vou sair daqui um dia”.

5. Aqui estão os fatos
Geralmente, líderes temem compartilhar informações demais por medo de que todos pulem do barco. Contudo, o oposto tende a ser verdadeiro: mais transparência aumenta a confiança e inspira lealdade. Como o professor John P. Kotter, da Harvard Business School, explicou em seu clássico de negócios Leading Change, compartilhar informações importantes, mesmo que sejam duras, pode fornecer um senso de urgência que motiva sua equipe a tomar decisões necessárias, por mais difíceis que sejam.

6. Aqui está o plano
Embora os fatos sejam úteis, aqueles que você lidera também querem saber qual é o seu plano. E tudo bem se o seu plano não for uma solução, mas sim reunir todos e elaborar um plano – afinal, isso ainda é plano.

7. O bem virá disso
Na obra “Man’s Search for Meaning”, o autor e sobrevivente do holocausto Viktor Frankl mostrou que, mesmo nos piores momentos, o ser humano é capaz de sentir esperança. No entanto, para fazê-lo, é necessário encontrar significado ou propósito nos desafios que enfrenta. Segundo Frankl, devemos pegar algo ruim e transformá-lo em algo bom.

8. Você é querido
Clientes, parceiros e equipe têm probabilidade mais alta de seguir o líder se sabem que ele realmente se importa com todos.

O medo do abandono em tempos difíceis cresce, mas, quando observamos alguém que se preocupa com o nosso bem-estar, confiamos que ao menos essa pessoa permanecerá conosco – ainda que isso não envolva ajuda monetária.

Liderança requer autenticidade

Use essas mensagens apenas se você puder fazê-lo com sinceridade. Segundo Josh Steimle, não diga a alguém “tudo está sob controle” se você não tiver certeza de que é esse o caso. Caso contrário, quando estiver comprovado que as coisas não estão sob controle, você perderá sua credibilidade.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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