Quatro alunos dos Colégios Militar da Polícia Militar 3 e 5 (CMPM 3/CMPM 5) foram premiados na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), realizada nesta quarta-feira (17), no Japão.

Segundo a tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Jadna Barros, comandante do CMPM 5, ao todo, 16 alunos dos CMPM’s, sendo da unidade 3 e 5, representaram o Estado na disputa mundial.  Conforme a comandante do CMPM 5, a competição é aberta as escolas públicas e privadas para os níveis fundamentais e médio. A primeira fase foi realizada em março deste ano, e o resultado foi divulgado no início do mês de maio em que os melhores alunos são convidados a participar da disputa mundial.

De acordo com a tenente-coronel, os 16 alunos que foram para o Japão, são das escolas estaduais Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5) e Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3). Já no Japão, foi aplicada uma prova, com duração de 40 minutos, realizada em inglês.

A premiação, realizada nesta quinta-feira (18), e contemplou Álvaro José Pedroso Pena, 14, estudante do 9º anos, conquistou a única medalha de prata do Brasil. Maria Beatriz Carvalho de Alencar, Victor Hugo Santos de Oliveira e Eloisa Freitas Palheta Bentes, conquistaram a medalha de bronze.

Além do Brasil, outros oito países que estavam presentes na disputa. “O que nos deixa satisfeitos e alegres é que nossas escolas públicas integraram a delegação brasileira, sendo que o CMPM 5 e 3, eram as únicas escolas pública e militar”, disse a comandante.

Os professores de matemática, que coordenaram a primeira fase em Manaus, Breno Enrique Santos da Silva e Suzy Salvador Santos acompanharam os alunos no Japão. Eles devem chegar em Manaus na segunda-feira (22).
A comandante do CMPM 5, tenente-coronel Jadna, estará no programa “Diário da Manhã”, nesta sexta-feira (19), para comentar a respeito do assunto. O programa vai ao ar às 7h, na RÁDIO DIÁRIO 95.7 FM.

Fonte? D24

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui