A partir de hoje, todas as quartas-feiras nós traremos na CBN Curitiba dicas e informações sobre o mercado de trabalho, com a psicóloga Daniela Leluddak, que é consultora de carreira e palestrante. O assunto de hoje é sobre como fazer um currículo que chame a atenção das empresas.

Pode até não parecer, mas fazer um bom currículo, muitas vezes torna-se um grande desafio! Então, para que você possa fazer um currículo que chame a atenção dos empregadores é preciso que, antes de mais nada, faça uma boa análise sobre você levando em conta quais são suas habilidades comportamentais e competências técnicas que possui.

É muito importante escrever de forma atrativa e assertiva, pois com certeza a linguagem adequada facilitará o entendimento de quem vai ler seu currículo.  Feito isso, inclua os seguintes itens:

Dados pessoais como seu e-mail e endereço das redes sociais. E atenção: não envie endereço da sua residência e muito menos os números de documentos pessoais. Prefira apresentá-los posteriormente quando solicitado.

Deixe claro para qual vaga você está se candidatando. Esse item no currículo facilita muito para quem está selecionando.

Faça um resumo das suas qualificações. Esse é um ponto muito importante. Elabore um breve resumo conte sobre os projetos que já participou, e também detalhe as atividades que já executou nas funções que exerceu  até hoje. Vale ressaltar até atividades sociais que tenha participado, isso está se apresentando COMO UM DIFERENCIAL para algumas vagas.

Quando for apresentar a sua formação acadêmica inclua no seu currículo tudo o que já cursou. Mas atenção: se você já tem uma longa carreira profissional e já fez diversos formações, destaque os cursos que considera mais relevantes para a vaga que está se candidatando.

Se você também fez cursos complementares, como idiomas ou formações específicas para a sua área de atuação, não esqueça de mencionar, pois com certeza farão a diferença no seu currículo.

E lembre-se, capriche na gramática pois não tem nada pior do que você apresentar um currículo que tenha erros de português. Isso é péssimo! Faça, leia e releia e peça ajuda de corretores da língua portuguesa, essa mesma orientação vale para aqueles que vão se candidatar a uma vaga internacional e precisam apresentar o currículo em outro idioma. E tendo duvidas procure ajuda, conversando com orientadores de carreira que são especialistas nesta área.

Outra sugestão: busque na internet modelos que sejam mais adequados pra você e para a vaga que quer se candidatar.
Existem modelos que vão do tradicional aos mais modernos, inclusive com uma diagramação/apresentação diferente. Veja aquele que melhor se adequa ao seu estilo profissional e mãos a obra.

Tem muita gente que me pergunta se é certo colocar uma foto no currículo, neste caso fica a critério do candidato. Mas atenção: existem vagas em determinadas empresas que solicitam o uso da foto. Sendo assim, fique atento se a vaga que você concorre requer ou não uma foto. O mais importante, sem duvida, é priorizar seus dados profissionais e pessoais.

E por fim: não ultrapasse duas páginas para uma aproximação inicial. Ser direto e objetivo é fundamental neste momento.

Penso ser isso um caminho viável para sermos mais atrativos na apresentação de um currículo que é na verdade o seu cartão de visita.

Fonte: CBN Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui