Que tal ser desenvolvedor de software e chef em um restaurante? Assistente administrativo e garçonete numa lanchonete? Gerente de vendas e dançarino em casa de show? Tendência cada vez mais presente no mundo do trabalho, a carreira Slash  ou múltiplas carreiras pode ser um bom caminho para se manter no mercado profissional, desenvolver outras aptidões e conquistar a autorrealização.

Com todas as transformações em curso por conta da pandemia da COVID-19, em que o emprego tem se tornado algo cada vez mais raro e escasso, desenvolver carreiras múltiplas é uma boa estratégia para manter a empregabilidade.

Isso ocorre principalmente com os  millennials, geração que busca – acima do dinheiro – propósito e bem-estar, o que nem sempre o mundo corporativo oferece. Então, acabam encontrando numa segunda carreira o prazer de fazer o que se gosta.

Mas, agora, com as taxas de desemprego super altas, a carreira Slash vem atraindo o pessoal de outras faixas etárias!

Antigamente e agora

Há algumas décadas a gente se graduava e passava a vida toda num só emprego até se aposentar. Isso já não é mais a realidade! Agora é normal o entra e sai nas empresas, e acabamos ficando reféns de apenas um emprego, que pode – a qualquer momento – fugir do nosso alcance.

Os novos tempos, com tantas informações veiculadas nas redes sociais e internet, abre um leque imenso de novas oportunidades, incluindo novas carreiras. Isso permite que em duas ou três profissões a gente desenvolva outros talentos e aptidões, evite o desemprego e fuja da rotina entediante de fazer sempre a mesma coisa!

Além disso, o multiprofissional desenvolve habilidades altamente demandadas nas empresas, como por exemplo, adaptação, flexibilidade  e agilidade frente às mudanças.

E, apesar de muitos estarem pensando que manter várias profissões parece sobrecarregar a vida, algumas  pessoas veem propósito nisso. Falo por mim, que atuo como assessora de imprensa, apresentadora, colunista, articulista e empresária. É gratificante exercer várias atividades!  A sensação é que estou aproveitando a vida de modo mais intenso, fazendo atividades que me deixam feliz!

Muito mais que dinheiro, buscamos elevar a nossa qualidade de vida e  satisfação no que fazemos. Entretanto, pra quem gosta de manter rotina e estabilidade financeira, a carreira Slash pode não ser a melhor saída.

É preciso ter autoconhecimento para perceber se esta é a sua praia! Finalizo com o escritor, humorista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista, o grande Luis Fernando Veríssimo, que diz “ninguém é uma coisa só, nós todos somos muitos”.

Cristina Monte
Cristina Monte é jornalista, especialista em Comunicação Empresarial (Cásper Líbero), Responsabilidade Social (FUCAPI) e em Divulgação Científica em Saúde na Amazônia (FIOCRUZ-AM). Além disso, Cristina é graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É articulista-convidada e colunista da Coluna Mai$ Negócio$, do Jornal do Commercio e apresenta as notícias da Coluna no AmazonPlay TV Digital. Atualmente, além dos projetos mencionados, a jornalista atua como assessora de Imprensa, palestrante e estuda o curso de Coaching.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui