As aulas oferecem exercícios de baixo impacto, que podem ser feitos com materiais encontrados em casa

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(Foto: freepik)

Com o objetivo de estimular a saúde física e mental durante o período de isolamento social, por causa da pandemia de Covid-19, o Colégio Poliedro, em São Paulo, incluiu aulas de Educação Física a distância para manter seus alunos ativos e amenizar os impactos do isolamento social.

As aulas são gravadas pelos professores da disciplina e disponibilizadas por meio das plataformas educacionais do Colégio de duas a três vezes por semana para alunos do Ensino Fundamental, que inclui do 6º ao 9º ano, e do Ensino Médio.

— Considerando a situação de isolamento social, que impede o acompanhamento profissional, criamos atividades de baixo impacto e fáceis de executar. Temos aulas para membros superiores, inferiores, abdômen e costas, que envolvem poucos materiais e podem ser feitas utilizando coisas que temos em casa, como colchonetes, cadeiras e cobertas para cobrir o chão. Toda a família pode participar e se manter ativa — explicou Pedro Henrique Nunes, professor de Educação Física das unidades de São José dos Campos.

As atividades são complementadas com aplicação de trabalhos teóricos, aos quais as notas são atribuídas. Além das aulas, os orientadores do colégio elaboraram cinco dicas para que os estudantes possam manter o equilíbrio emocional durante a pandemia:

Mantenha uma rotina

Organize o seu dia e suas tarefas por ordem de prioridade. É importante determinar quais os momentos que você terá para estudar e realizar suas atividades e quais momentos você poderá ficar livre.

Não perca contato com as pessoas

Utilize as redes sociais para entrar em contato com as pessoas. A distância é um grande causador de sofrimento durante a quarentena, mas ligações e videoconferências podem ser uma forma de minimizar os impactos.

Delimite um horário para ver notícias

É importante estar informado durante a pandemia. No entanto, estar constantemente procurando notícias e informações pode causar estresse e ansiedade. Além disso, podemos encontrar diversas fake news. É importante que busquemos as informações em fontes confiáveis e seguras, como no site oficial da Organização Mundial de Saúde.

Autocuidado

Não esqueça que, durante este período, é importante que você esteja bem fisicamente e emocionalmente. Para manter ou melhorar a imunidade é essencial que você se hidrate, mantenha uma alimentação saudável e o sono regulado. A atividade física também é um fator importante para a regulação da imunidade e para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Use também o tempo para realizar tarefas que gosta de fazer.

Não se julgue

No momento repleto de incertezas, preocupações e mudanças de rotinas que estamos vivenciando, é possível que em alguns momentos fiquemos tristes e ansiosos. Não tem nada de errado em se sentir assim. Tente escrever um diário ou faça uma lista sobre o que está sentindo para procurar compreender os sentimentos. Lembre-se que esses sentimentos não te definem e que logo vão passar, não serão para sempre.

Fonte: NSC Total

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