O Coletivo Online, programa de empregabilidade 100% digital, do Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com o Grupo Simões, está com inscrições abertas para jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades de baixa renda. A iniciativa oferece oportunidades no mercado de trabalho através de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (23) e vão até dia 16 de abril, conforme disponibilidade de vagas, que totalizam 15 mil para todo o Brasil.

O programa online é gratuito e oferece videoaulas curtas e objetivas durante 6 semanas, sendo 5 semanas de aulas e mais 1 semana para quem quiser reforçar e aprofundar o currículo. Esse formato permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado.

O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

A formação acontece a partir do dia 29 de março, à medida que os jovens realizarem suas inscrições. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão e, ao final do curso, os participantes são convidados a se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.

Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o ensino médio ou estar cursando. A inscrição pode ser realizada através do link: https://www.lys.academy/coletivo/insc. Quem sentir dificuldade para efetuar o cadastro no programa pode entrar em contato com os educadores do projeto, para auxílio e dúvidas: Diego – (92) 99462-0721; Lenaia – (92) 98478-2570; e Gabriel –  (92) 99532-6481.

Atuação que gera impacto

A iniciativa faz parte da plataforma Coletivo, que conta também com o bem-sucedido programa Coletivo Jovem. Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma Coletivo já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas em 22 estados mais o Distrito Federal — incluindo as suas duas versões: o Coletivo Jovem, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais. Desses, mais de 77 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. Apenas em 2020, 7.500 se formaram nas aulas dos programas presencial e online, sendo 68% negros e 70% mulheres.

De acordo com a pesquisa da Plan Avaliação, 41% dos participantes do Coletivo Jovem, interessados em oportunidades de emprego, estavam inseridos no mercado de trabalho até 6 meses depois da conclusão do curso. No caso do Coletivo Online, 78% dos jovens acreditam que o curso contribuiu para o desenvolvimento pessoal e a taxa de empregabilidade deste programa será aferida em 2021.

Sobre o Grupo Simões:

Com sede em Manaus, o grupo é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir uma marca própria de água mineral, a Belágua. O Grupo ocupa 42% do território nacional, com três fábricas de bebidas espalhadas nos Estados da Região Norte, exceto Tocantins. O Grupo Simões atua, ainda, no segmento de veículos, com duas concessionárias na capital amazonense, e no segmento de Gás Carbônico, com duas fábricas em Manaus e Belém e um centro de distribuição em Porto Velho.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil:

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há mais de 20 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Para cumprir seu compromisso, redesenhou sua estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandiu novas formas de atuação para além de seus programas proprietários. Até hoje, o ICCB já beneficiou 426 mil pessoas.

_________________________________
Três Comunicação e Marketing
Redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui