Capda publica nova resolução sobre programas prioritários e privilegia startups

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda) acaba de atualizar regras para os programas prioritários, por meio da Resolução nº 02/2020, que dispõe sobre regras e procedimentos para aplicação de recursos dos programas prioritários para investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Atualmente, os programas prioritários que podem receber recursos do Comitê são cinco: Economia Digital; Recursos Humanos; Bioeconomia;  Indústria 4.0; e Empreendedorismo Inovador.

A inovação no texto diz respeito às startups, que passam a ter a possibilidade de alocação de recursos para projetos em áreas de desenvolvimento de produto, serviço ou processo inovador alinhado às áreas temáticas dos respectivos programas prioritários definidos pelo Capda. Nesse caso, a empresa nascente deverá aplicar, no mínimo, 80% dos recursos financeiros recebidos dos programas prioritários na área de abrangência de atuação do Capda. A iniciativa foi muito bem recebida pelo ecossistema!

Procon Manaus contra preços abusivos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), tá botando quente em cima do pessoal que aproveita a crise do novo Coronavírus para aumentar abusivamente produtos e serviços. Só pra você ter uma ideia, desde meados de março até o fim do mês, o órgão fiscalizador havia recebido mais de 3,2 mil denúncias de consumidores.

As reclamações recorrentes ficam por conta do aumento abusivo de itens essenciais na prevenção da COVID-19, como álcool em gel, máscaras, medicamentos e aumento no preço dos alimentos. Se isso já não bastasse, as denúncias incluem falha no fornecimento de serviços de telefonia, internet e outras situações. E se você quer contribuir para acabar com isso, basta registrar sua denúncia pelo (92) 98842-3030 e fiscalização neles!

Quando tecnologia e sustentabilidade se encontram

Jovens que participam do programa Melhor Aprendiz, do Centro de Ensino Literatus, foram desafiados a identificar problemas e criar soluções. Dessa forma, eles transformam pesquisas e conhecimentos em ações práticas produzindo soluções utilizando materiais recicláveis. Dessa iniciativa foram desenvolvidos vários projetos, como uma lixeira de coleta seletiva para mesa, muletas de cano de PVC, jogo pedagógico para educação infantil, dispositivo para reaproveitamento de água de chuva, guindaste de papelão e uma garra movida por injeção hidráulica. Tudo em prol do meio ambiente e na formação de uma geração ligada à sustentabilidade!

A FRAM promove capacitação on-line e gratuita

A Fundação Rede Amazônica (FRAM), por meio do Acelera Amazônia e da startup GEN – Academia de Criadores, promove o Estúdio Maker, que está com as inscrições abertas para capacitação on-line de crianças entre 9 aos 12 anos de idade. A proposta é ensinar conceitos e programação de forma divertida, estimulando a criatividade. As aulas iniciam na segunda-feira (6), serão semanais e poderão ser acompanhadas pelo Portal Amazônia. Gostou da ideia? Para mais informações, corre para a plataforma do Sympla e digita “estúdio maker”.

Magazine Luiza oferece plataforma para os pequenos negócios

Para ajudar os pequenos negócios em tempos de pandemia da COVID-19, a gigante Magazine Luiza está usando sua experiência em venda on-line. A “Parceiro Magalu” é uma iniciativa que permite aos microempreendores individuais (MEI) e empresas com faturamento até 5 milhões de reais o acesso à plataforma da companhia. Os empresários podem cadastrar seus estoques de produtos tanto no site quanto no aplicativo do Magazine Luiza e se conectarem com mais de 20 milhões de clientes da varejista, porém – apesar de não haver custo de entrega ao lojista -, a companhia vai cobrar uma taxa de 3,99%, por venda, até o final de julho.

Korin garante qualidade através da Embrapa

A partir de agora todos os ovos produzidos pela Korin passam a ter a marca “Tecnologia Embrapa” nas embalagens! É uma validação que permite ao consumidor final ter a garantia de adquirir um produto altamente pesquisado e livre de antibióticos, como é caso do ovo tipo caipira. A parceria entre a Korin e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá permitir ao consumidor medir o nível do conhecimento e percepção do trabalho da empresa de pesquisa. Inicialmente, os ovos estão sendo comercializados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

RÁPIDAS & BOAS

A Associação PanAmazônia lança cartilha infantil com orientações sobre coronavírus. “Unidos Contra o Coranavírus” é um material gratuito para ajudar as crianças a entender o que é a COVID-19 e como se proteger. Para baixar o pdf é só buscar na plataforma da Associação (http://www.panamazonia.com.br/).

*******************

Segue no estacionamento do Shopping Ponta Negra a vacinação contra a gripe. Pessoas acima de 60 anos poderão se vacinar por meio do serviço de drive-thru, que funciona de segunda a sexta das 9h às 12h. A ação é em parceria com a Prefeitura de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui