No primeiro podcast de Marie Claire e em uma série de três episódios que têm o apoio da Salesforce, empresa de software sob demanda, Laura Ancona Lopez e convidadas discutem oportunidades, desafios e soluções, sempre sob o ponto de vista da mulher e do trabalho

Marie Claire agora tem podcast! Neste primeiro episódio, Laura Ancona Lopez, diretora de redação da revista, recebe Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, e Priscila Castanho, diretora regional de Employee Success Business Partner da Salesforce para a América Latina, para falar sobre maternidade e carreira, temática essencial para a mulher no mercado de trabalho.

A pandemia do novo coronavírus intensificou a discussão sobre sobrecarga física e mental das mães que trabalham. A carga mental, aliás, é um tópico importante aqui, porque ela define um trabalho invisível, de planejamento das tarefas domésticas e do gerenciamento familiar. Com o isolamento social, sobrecarregou-se ainda mais as mães que trabalham – e, claro, puderam continuar trabalhando de forma remota. O excesso de funções é tão grande que especialistas já nao falam mais em jornada dupla ou tripla, e sim em contínua. Nela, a mulher só não trabalha quando dorme. E ela está dormindo pouco.

Mas esse aspecto que a pandemia acentuou, não aconteceu somente em decorrência dela. O problema é antigo. No episódio, apresentamos um panorama geral do que acontecia antes, mapeamos ações bem-sucedidas que buscam diminuir essa desigualdade e, principalmente, tentamos entender de que forma podemos acelerar essas ações para que as mulheres não saiam da pandemia ainda mais desiguais e vulneráveis

Entre os destaques, Mafoane explica por que a maternidade é um tipo de ativismo e também de feminismo. “Entre ser executiva de uma multinacional e ser mãe, a gente tem que ter a possibilidade de escolher as duas coisas”, entende ela. Já Priscila ressalta os ganhos da licença-família, política adotada pela Salesforce para envolver todos os integrantes do núcleo familiar na maternidade.

Aperte o play para ouvir e compartilhe nas redes sociais marcando Marie Claire o que achou deste primeiro episódio! 

Fonte: Marie Claire

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui