As fraudes no Facebook ocorrem quando as pessoas criam contas falsas ou invadem contas ou Páginas existentes do Facebook que você curtiu. Esses fraudadores usam essas contas falsas ou comprometidas para convencer você a fornecer informações pessoais ou dinheiro a eles. Se você recebeu uma mensagem que acredita ser uma fraude, evite respondê-la e denuncie a mensagem ao Facebook.
Veja algumas fraudes comuns para ficar atento:
  • Fraudes românticas: os fraudadores românticos normalmente enviam mensagens românticas a pessoas que eles não conhecem, muitas vezes fingindo ser divorciados, viúvos ou estar em um casamento ruim. Eles se envolvem em relacionamentos online esperando receber dinheiro para viagens ou vistos. O objetivo deles é ganhar sua confiança. Por isso, podem manter conversas por semanas até pedirem dinheiro.
  • Fraudes lotéricas: muitas vezes, as fraudes lotéricas são realizadas por contas ou Páginas que se passam por alguém que você conhece ou que fingem representar uma organização (por exemplo, uma organização governamental ou o Facebook). As mensagens alegarão que você está entre os vencedores de uma loteria e que você pode receber o seu dinheiro pagando uma pequena taxa de antecipação. O fraudador pode pedir informações pessoais, como endereço físico ou dados bancários.
  • Fraudes de empréstimos: os fraudadores enviam mensagens e fazem publicações oferecendo empréstimos instantâneos com juros baixos mediante o adiantamento de uma pequena taxa.
  • Roubo do token de acesso: um link é compartilhado com você e solicita o acesso à sua conta ou Página do Facebook. O link poderá parecer ter vindo de um aplicativo legítimo, mas, em vez disso, é uma maneira de os spammers conseguirem o acesso à sua conta e espalharem spam.
Para se proteger contra fraudes, lembre-se destas dicas gerais:
  • Pessoas desconhecidas que pedem dinheiro a você
  • Pessoas que pedem adiantamentos para obtenção de empréstimo, prêmio ou outros ganhos
  • Pessoas que sugerem transferir a conversa para um local fora do Facebook (como um email diferente)
  • Pessoas que alegam ser um amigo ou parente em situação de emergência
  • Mensagens ou publicações com má ortografia e erros gramaticais
  • Páginas representando grandes empresas, organizações ou figuras públicas que não foram verificadas
  • Pessoas ou contas que direcionam você a uma Página para obter um prêmio
  • Pessoas enviando mensagens de um país que não corresponde ao que elas informaram

Fonte: Facebook

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