Mudar de carreira ou simplesmente dar um UP Grade visando o crescimento dentro da empresa não precisa ser tão difícil. Entenda como o coaching pode te ajudar nessa missão!

Nos últimos anos a profissão de “coaching” está em alta no meio corporativo e também no empreendedorismo. A busca por ajuda na carreira é uma prática muito comum entre aqueles que estão insatisfeitos ou querem dar um UP grade na vida profissional.

A palavra ” coaching” significa ” treinador”, o seu objetivo é ajudar os profissionais a encontrar o melhor caminho a ser trilhado em suas carreiras. A mentoria é indicada tanto para profissionais de organizações como para aqueles que atuam como autônomos.

Como o coaching ajuda os profissionais?

O Índice de Confiança Robert Half (ICRH) aponta que 40% dos profissionais do mercado estão insatisfeitos com sua carreira, o ponto divulgado foi com relação aos salários. No entanto, a pandemia do Coronavírus mostrou que 76% dos profissionais pensam em mudar de carreira nesse período, é o que diz uma pesquisa do Grupo Pearson.

O que ocorre é que a maioria desses profissionais se sentem perdidos e não sabem por onde começar. É justamente nesse momento que o coaching pode ajudar a mudar a situação.

Existem alguns pontos onde essa mentoria pode fazer a diferença, confira!

#Definição de novos objetivos

O coaching visa formar profissionais pensantes, dessa forma, é possível estipular novos objetivos em torno da sua carreira com o viés de tornar aquela pessoa realizada com o que faz.

Em momentos de incertezas profissionais, o coaching auxilia a pessoa no seu autoconhecimento, ele faz isso através de técnicas e ferramentas que permitem o crescimento durante todo o processo de mentoria.

Muitas profissionais não conseguem trilhar o caminho do autoconhecimento sozinhas. Ou seja, elas precisam de ajuda para entender o que gostam de fazer, o que sabem e o que pretendem realizar na vida.

#Melhoria nas habilidades profissionais

A forma do coaching ajudar na carreira profissional é mostrando ao profissional onde e como ele pode aprimorar suas habilidades e também, analisar novas oportunidades.

Contudo, é importante que haja um trabalho para o desenvolvimento da área comportamental. Diante disso, um leque de opções podem ser visualizados pelo profissional de maneira mais clara.

#Auxilia na busca de estratégias que visam o crescimento

Profissionais que desejam crescer dentro da empresa onde trabalham têm muito a ganhar com a mentoria de um coaching, afinal, serão analisados de uma forma aprofundada todas as formas para progredir.

Obviamente que serão levados em conta os valores do profissional e da empresa. O coaching ajuda a analisar os riscos, oportunidades e o melhor caminho para chegar lá.

Quando se trata de um autônomo, as técnicas visam esclarecer as incertezas e analisar as alternativas mais viáveis para o profissional por meio de questionamentos. Essa ação permite uma reflexão da carreira pretendida, com isso, o profissional terá certeza se realmente ela vai lhe trazer a realização desejada.

#Promove evolução na gestão do tempo e das rotinas

Não há dúvidas de que o coaching pode ajudar na carreira de uma profissional em diversas fases de sua formação. Todavia, é claro a mudança na capacidade de gestão do tempo e das rotinas.

Essa questão é muito frisada nas mentorias, afinal, um plano de carreira com bons resultados exige objetivos claros, menos distrações e aproveitamento do tempo com inteligência.

Para quem não sabe gerir o tempo de maneira satisfatória, fica muito difícil atingir metas, afinal, a produtividade fica comprometida.

#Estabelece um plano de ação

Via de regra, o coaching permite que o profissional tenha mais chances de sucesso em sua carreira. Obviamente que o trabalho é duro, afinal, a ação deve partir do profissional, o treinador apenas apoia e mostra o que pode ser feito.

Com a definição de um plano de ação, o coaching aponta os pontos negativos que impedem o crescimento do profissional, identifica os obstáculos e mostra novos caminhos, oportunidades, necessidades de aperfeiçoamento e até mesmo, questões comportamentais que precisam ser mudadas.

A verdade é que iniciar uma nova carreira ou dar um UP grade sozinho não é um passo fácil, no entanto, com a experiência e o conhecimento de um coaching é possível mudar a vida profissional de maneira planejada minimizando os riscos e aumentando as chances de obter sucesso.

Fonte: Administradores.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui