O avanço da tecnologia está caminhando cada vez mais rápido. Diversos procedimentos que antes só poderiam ser feitos de forma manual, hoje ganham auxílio de máquinas e ferramentas de inteligência artificial.

Um exemplo disso são os assistentes virtuais que se tornaram febre nos últimos dias, a Alexa e a Siri são um bom exemplo. Através de um simples “Olá”, o pequeno aparelho começa a conversar com você e consegue fornecer informações de forma quase que instantânea.

No ramo da saúde odontológica, as revoluções tecnológicas também possuem forte presença. Desde  a automatização de prontuários, até mesmo a realização de cirurgias.

Separamos uma lista com as principais tecnologias que podem ser utilizadas em clínicas e consultórios de odontologia. Confira a seguir:

–      Prontuário eletrônico

Esta função já é bastante utilizada pelos profissionais da saúde. Antigamente, para ter acesso ao histórico do paciente era preciso checar nas enormes pilhas de papéis que ficavam na recepção.

Esta prática demandava muito tempo, além de correr o risco de perder alguns papéis ou então, arquivar em pastas erradas.

Com a criação do prontuário eletrônico, é possível ter toda a ficha do paciente em segundos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Imagine que um paciente frequenta uma clínica há mais de 5 anos, certamente haveria um grande volume de fichas para ler e conseguir entender qual o histórico do paciente, não é mesmo?

Graças à essa tecnologia, todos os dados deste paciente estarão guardados de forma segura e podem ser acessados através de um clique. De forma rápida e eficiente.

–      Gestão em formato digital

Sabemos que garantir o funcionamento de uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um consultório médico. Garantir que tudo ocorra bem é essencial.

Por isso, a automatização destes processos burocráticos foi uma ótima saída para otimizar a gestão das clínicas. Atualmente, existem softwares criados justamente para isso.

Parecido com o prontuário digital, esta tecnologia é capaz de armazenar dados e gerir a empresa de forma ágil e prática.

Algumas informações que é possível acompanhar de forma digital são: agenda, fluxo de caixa, contratos e relatórios, gestão de estoque e informações fiscais no geral.

Dessa forma, tarefas como checagem de estoque irão levar menos tempo do que se tivesse que atualizar manualmente. Por exemplo, se surgir uma demanda de clareamento dental com moldeira, a pessoa responsável pelo estoque consegue checar rapidamente se existem todos os materiais disponíveis ou se é preciso realizar alguma encomenda.

–      Combate à cárie com o uso de laser

A remoção de cáries é um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes. Só de imaginar o som do aparelho comumente utilizado, algumas pessoas desistem de ir ao consultório para resolver a questão.

Este medo faz com que as visitas sejam adiadas ao máximo e apenas busquem os dentistas em casos extremos – uma situação bem preocupante, já que quando chegam em estágios mais avançados, é preciso retirar o dente por completo.

Por isso, como uma forma de reparo menos invasiva, a remoção de cáries por meio do laser foi criada. Este método possibilita remover toda a parte prejudicada do dente sem o uso de instrumentos barulhentos, como a broca.

–      Impressão 3D

O uso da impressora 3D está cada vez mais recorrente em diversas áreas. Na saúde, ela é utilizada para a confecção de peças estéticas como aparelho dental transparente e lente de contato dental.

Atualmente, já existem registros do uso desta tecnologia em cirurgias de transplantes. Como por exemplo, no planejamento de tratamentos bucais. Para ilustrar como serão os resultados de determinados procedimentos.

–      Cirurgias guiadas

Este recurso é conhecido como a cirurgia sem corte, um método inovador para a realização de implantes dentáriosde forma menos dolorosa.

Para realizar este procedimento é preciso utilizar a tecnologia abordada acima, a impressora 3D que irá produzir uma espécie de molde.

As etapas consistem em realizar uma tomografia bucal, em seguida é feito um planejamento do procedimento através de um software, no qual é possível determinar em quais locais deverão ser inseridos as próteses fixas.

Depois de ter planejado o material, o guia em 3D é feito e depois, inserido na boca do paciente. Assim, não é preciso realizar cortes desnecessários na boca do paciente, uma vez que este molde indica os locais corretos para fazer os cortes.

–      A robótica na odontologia

As cirurgias robóticas talvez sejam uma das tecnologias mais apreciadas. Ver grandes braços de metal se movimentando por meio de joysticks é de fato, impressionante.

Na prática, um cirurgião fica responsável por operar o controle do robô, enquanto isso, outro profissional da saúde auxilia na aspiração e outros procedimentos mais simples.

Cirurgias robóticas possuem uma taxa de precisão cada vez mais alta. É possível realizar procedimentos com o mínimo de invasão possível e menores incisões. Isso se resulta em uma recuperação mais ágil.

–      Teleconsultas

Este é um dos recursos mais recentes da odontologia. Lançado em Junho deste ano, o teleatendimento foi regularizado pelo Conselho Federal de Odontologia.

Para se ter uma ideia do quão recente a teleodontologia é, ela só foi regularizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO-226/2020).

Atender à distância é uma forma de facilitar a triagem dos pacientes, um método muito utilizado atualmente, no isolamento social devido ao Covid-19.

É importante frisarmos que isto não substitui o atendimento presencial e nem deve servir para realizar procedimentos. É para uso exclusivo de triagem. Caso seja detectado um caso de emergência, o paciente deve se locomover até o consultório para sanar o problema.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui