A Indústria 4.0 está se consolidando e é uma realidade a qual empresas e profissionais terão que se adequar para não ficar para trás. Além disso, o conceito de fábrica inteligente (Smart Manufacturing), que tem como característica o uso de tecnologias disruptivas e pela convergência das tecnologias da informação, comunicação e automação, com o intuito de possibilitar sistemas inteligentes de interconexão entre máquinas e dispositivos, segue em implantação nas plantas industriais, com o objetivo de aumentar a competitividade.

Essa nova realidade trazida por mudanças tecnológicas afeta significativamente o mercado de trabalho, criando a necessidade de aprimoramento e capacitação profissional, sendo esse um dos principais desafios para a consolidação da Indústria 4.0 no Brasil.

Qualificação profissional

Diante dessa realidade e antenada às necessidades do mercado, a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) continua promovendo cursos no projeto intitulado de Programa de Capacitação Profissional para o Novo Ciclo da Produção Industrial, concebido na linha do projeto estruturante estabelecido pelo Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH) e que tem como objetivo a capacitação profissional dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) por meio de treinamentos com temáticas voltadas ao novo ambiente da Indústria 4.0, contribuindo pra elevar a competitividade local.

O PPFRH é uma iniciativa que conta com o apoio do CAPDA, da SUFRAMA e do MDIC, além de a Fundação Muraki, responsável pela coordenação dos cursos, e a participação das empresas que investem seus recursos de P&D no Programa, melhorando o desempenho fabril e formando capital intelectual na região.

A importância do Programa Prioritário para as empresas

De acordo com Joelma Costa, analista de Recursos Humanos da empresa Sense Bike, que já participou do PPFRH algumas vezes, ressalta que os cursos do PPFRH proporcionam conhecimento, crescimento, qualificação, capacitação, produtividade e motivação, fatores muito importantes para as empresas e para os profissionais do futuro, devido às mudanças que estão ocorrendo com a implantação e desenvolvimento da Indústria 4.0.

“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e os avanços das tecnologias estão cada vez mais presentes nas empresas, principalmente aqui na região Norte no Polo Industrial de Manaus. Por isso, esse programa torna-se muito importante para nossa comunidade, porque oferece uma plataforma de cursos que ajuda a capacitar os nossos colaboradores, fazendo com que as empresas consigam obter melhores desempenhos e bons resultados”, Joelma destacou.

Camila Brito, supervisora de Recursos Humanos da Inventus Power, mais uma das empresas participantes do PPFRH, afirma que essa inciativa é muito importante para a capacitação profissional da região Norte. “A oportunidade de participar do projeto sempre foi vista pela nossa empresa como mais uma forma de fortalecer o desenvolvimento técnico e comportamental dos seus recursos humanos. Durante esses anos no programa tivemos a oportunidade de atuar com grandes parceiros e instituições de ensino, como por exemplo, a FPF Tech, que ofereceu qualidade e satisfação nos serviços educacionais prestados”, destacou.

“Acredito que a importância desse projeto para as empresas são de proporcionar, por meio dos recursos da verba de P&D, novas e maiores possibilidades de desenvolvimento profissional aos seus colaboradores, com cursos de capacitação profissional de qualidade, através de um programa alinhado ao desenvolvimento do PIM com foco na indústria, fiscalizado e aprovado através da SUFRAMA”, Camila finalizou.

 Portfólio de cursos

O portfólio de cursos oferecidos pela FPF Tech, no âmbito do Programa Prioritário de Formação de Recurso Humanos (PPFRH), disponível no site da coordenadora do projeto, a Fundação Muraki, são:

  • Cursos de Tecnologia – Automação Industrial, Big Data, Computação em Nuvem, Desenvolvimento de Software, Inovação com Design Thinking, Inteligência Artificial, Interfaces Homem Máquina, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Segurança Cibernética, Sistemas Embarcados e Técnicas de Simulação;
  • Cursos de Gestão da Produção – Enterprise Resource Planning, Gestão Ágil de Projetos para a Manufatura 4.0, Integração de Sistemas de Manufatura, Introdução à manufatura Avançada e Produção Enxuta para a Indústria 4.0;
  • Cursos de Metodologia Seis Sigma – Ferramenta de Gestão A e Metodologia Seis Sigma, Programa de Gestão Avançada da Manufatura 4.0 e A Metodologia Seis Sigma Aplicada em Projetos Industriais Avançados; e
  • Curso Geral – Conceitos Básicos da Indústria 4.0.

O processo de inscrições para os cursos no âmbito do PPFRH possui regulamentação própria. Em geral os participantes são profissionais da empresa investidora. Havendo disponibilidade são abertas vagas para a comunidade, desde que cumprindo os pré-requisitos mínimos estabelecidos para cada curso.

Para mais informações sobre os cursos, entre em contato pelo telefone (92) 2123-9728.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui