Kaline Olliveira é a fundadora da La Loba. Produtos são feitos de derivados do látex, tecidos descartados pela indústria têxtil e garrafas PET recicladas

Sustentabilidade é resistência”. É assim que Kaline Oliveira, fundadora da marca La Loba, define sua luta para ter uma produção vegana e sustentável no Brasil.

Em seu e-commerce, Kaline vende bolsas e carteiras feitas com um laminado vegetal, derivado do látex. Além disso, usa tecidos descartados pela indústria têxtil e garrafas PET recicladas.

A empreendedora decidiu abrir a empresa depois de sonhar várias noites com a produção das bolsas. “Eu construí a marca para seguir um sonho”, afirmou, durante a Feira do Empreendedor 2019 Sebrae-SP. “Mesmo não sabendo nada de empreendedorismo, eu acreditei que poderia fazer a diferença.”

Ela participou da Feira do Empreendedor 2019 Sebrae-SP, no painel “De dentro para fora: moda ética, sustentável, vegana e feita por uma mulher”.

Quando abriu a marca, Kaline não consumia nada de origem animal há 10 anos. Até por isso, achou que não faria sentido fazer seus produtos usando couro ou outros materiais que não fossem veganos. “O veganismo não está só ligado à alimentação. É um estilo de vida”, disse.

Entretanto, quando começou o negócio, ainda não existiam muitas empresas “veganas”, principalmente no setor de moda. Por isso, Kaline foi atrás de certificações internacionais que dessem ao seu trabalho um reconhecimento.

Em 2019, inclusive, a La Loba ficou entre os 500 melhores projetos socioambientais da América Latina e Caribe segundo o prêmio Latinoamérica Verde.

Segundo Kaline, para conseguir ter uma marca sustentável ou ser uma pessoa mais responsável com o meio ambiente, basta querer. “Todo mundo pode fazer a diferença. São pequenas atitudes”, afirmou.

Além disso, ela deu uma dica para quem quer começar: antes de consumir qualquer produto. pergunte qual a origem daquilo. Muitas marcas grandes de roupas, por exemplo, usam mão de obra análoga à escravidão. “É assim que fazemos as empresas mudarem”, disse.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui