A procura por tratamentos médicos mais eficientes e seguros vem crescendo ao longo do tempo, e com o avanço da tecnologia diversos setores se beneficiaram, como o da odontologia.

A tecnologia dentro desta área vem inovando tanto em relação a tratamentos estéticos e estruturais, como tratamento de canal e clareamento, como também como uma nova forma de atendimento, permitindo que o cirurgião dentista tenha sua rede de clientes aumentada.

Ao agregar qualquer modelo de tecnologia, seja uma nova ferramenta, um novo processo, consequentemente o ambiente clínico se torna mais confortável para o paciente e para o médico, que conseguirá atender de maneira mais rápida e segura, e, para o paciente que terá um diagnóstico mais acertado, um tratamento mais eficiente e, em variados casos, a diminuição de custos gerados.

No presente artigo abordaremos uma série de tecnologias que vêm sendo empregadas nas clínicas odontológicas nos últimos tempos e contribuindo para o avanço dessa área tão importante para uma saúde integral.

A tecnologia no campo da odontologia: exames 

Fazer o diagnóstico de forma adequada e correta é muito necessário para que os tratamentos comecem de maneira acertada e tenham um resultado rápido e de longo prazo. Para isso, as tecnologias contribuíram e muito na clínica odontológica

Abaixo falaremos sobre algumas das ferramentas de diagnósticos, ou seja, que fazem exames com muita qualidade e permitem que o médico faça uma leitura mais precisa da situação, permitindo que a escolha de tratamentos como o clareamento dental ou aparelhos ortodônticos seja feita sem erro.

Escaneamento oral

O escaneamento oral pretende substituir a moldagem, que geralmente é desconfortável. Com uso de fotografias computadorizadas da boca do cliente, o dentista consegue estruturas mais precisas da arcada dentária, conseguindo planejar o tratamento de maneira mais adequada e segura. 

Os resultados desse escaneamento são digitais, em 3D e também em cores, sendo muito mais eficiente que a moldagem em gesso.

Tomografia computadorizada

Esse exame permite uma visibilidade mais adequada da boca e dos dentes do cliente, contribuindo para um diagnóstico mais acertado. Esse tipo de exame permite identificar as dimensões ósseas para que se faça o planejamento dos implantes dentários. 

Outras tipos de tecnologia na odontologia

As tecnologias citadas acima contribuíram para que os diagnósticos e a precisão fossem garantidos aos pacientes e aos médicos. Neste tópico falaremos de outras tecnologias, como o aparelho invisivel, entre muitos outros.

Impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D existe há um tempo, mas foi nos últimos cinco anos que ganhou maior notoriedade, principalmente por suas aplicações médicas. Por meio dessas impressoras é possível produzir uma série de produtos odontológicos como:

  • Dentaduras;
  • Pontes;
  • Coroas;
  • E até algumas ferramentas.

A impressão 3D permite a diminuição do custo na produção desses equipamentos e o faz de maneira mais rápida. Para que o dentista opere uma impressora 3D é importante buscar formação e comprar uma impressora compatível.

Cirurgia Guiada

Esse tipo de tecnologia vem sendo adotado gradualmente pelas clínicas odontológicas, principalmente para evitar que as cirurgias sejam muito invasivas.

Acontece da seguinte forma: é feito um molde computadorizado da boca do paciente, e então é produzido um guia cirúrgico físico usado durante a cirurgia. 

Produzido o guia, este é afixado na boca do paciente, de modo a mostrar onde serão feitas as intervenções, permitindo que a cirurgia seja menos invasiva.

Aparelho ortodôntico invisível 

Os aparelhos ortodônticos são conhecidos pelo público e dizem respeito ao tratamento mais procurado pelas pessoas, e isso acontece por conta dos resultados que trazem, principalmente estéticos, como o alinhamento dos dentes. 

Entretanto, geralmente, o tratamento tem uma duração média para longa, dependendo do caso. Para tentar diminuir esse prazo foi desenvolvido o aparelho ortodôntico invisível, que é moldado em um plástico transparente desenhado no computador. 

Além desse aparelho ter uma estética menos invasiva que o tradicional, este traz maiores resultados, e podem ser removidos na hora de comer, para que a escovação e o uso de fio dental seja possível.

Portanto, vimos que as tecnologias são muito importantes para a área odontológica. Assim como um paciente pode procurar na internet “implante dentario valor” e encontrar as melhores opções, os dentistas agora podem ter tratamentos mais eficientes, mais rápidos e que trazem maior segurança para todos.

A tecnologia revolucionou o setor e a tendência é crescer em metodologias mais rápidas e inovadoras, para garantir a melhor saúde bucal para os pacientes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui