Team of business people discussing digital marketing metrics report and return on investment strategy for advertisement campaign, data analytics dashboard on computer screen in office

A área de Marketing não é nova. Desde que foram criadas plataformas digitais, também surgiu a necessidade de se desenvolver estratégias específicas para esses meios. E, com o passar do tempo, novas habilidades são exigidas – o que requer a atuação de profissionais cada vez mais especializados no campo do Marketing Digital.

Em resumo, essa vertente reúne estratégias de marketing voltadas para o meio digital, principalmente na internet. Dentro dessa área existem campos menores de atuação, como marketing de performance, de conteúdoinbound marketingmarketing de buscas (o que envolve técnicas como SEO) e mídias sociais.

Por ser bastante amplo, os cursos nesse campo costumam trazer muita informação sobre cada uma dessas subáreas, o que é ideal para que o profissional tenha conhecimentos sobre o seguimento como um todo e, então, escolha um caminho para seguir e se tornar uma referência dentro do Marketing Digital.

Seja um especialista

Como a internet não para de crescer, o mercado de trabalho para os profissionais especializados em marketing digital também aumenta a cada dia. Com cada vez mais aplicativos, softwares e gadgets, sempre há espaço para novas ideias e formas inovadoras de usar essas ferramentas para elaborar estratégias a fim de promover uma marca, um produto, ou um serviço.

Nesse cenário é importante ressaltar a importância de se ter plataformas bem desenvolvidas onde seja possível aplicar as ações do marketing. É o que afirma Caio Nogueira, Digital Project Manager na UpSites. Ele, que é especialista em marketing de busca e desenvolvimento de sites, ressalta a importância de se conhecer as ferramentas mais modernas que existem hoje em marketing e, além disso, saber como aplicá-las.

“Não podemos apenas depender das redes sociais porque as regras que atingem o público podem mudar constantemente, como já aconteceu com o Facebook, por exemplo. Por isso é importante ter uma plataforma própria, seu próprio site, onde podem ser aplicadas as ferramentas necessárias e adquirir um conhecimento mais amplo”, afirma o especialista.

Nogueira também ressalta que, aos poucos, o marketing digital está substituindo o tradicional. Isso porque, com ele, é possível segmentar as ações para o público que se quer atingir, medir os resultados das campanhas em tempo real e, assim, utilizá-los para melhorar as ações futuras e otimizar o trabalho com maior efetividade.

Pós-graduação em Marketing Digital

Esse crescimento chamou a atenção do jornalista Bruno Luiz Escudero, de 24 anos. Ele conta que, após se formar em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, pensou em continuar se atualizando para acompanhar as mudanças do mercado de comunicação. “Acredito que estudar seja a melhor forma de seguir em boas oportunidades no mercado.”

Foi então que ele decidiu fazer uma pós-graduação em Comunicação e Marketing Digitalda FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Antes de partir para a especialização, ele conta ter feito alguns cursos livres, o que o ajudou a identificar a área como sendo interessante e com grande potencial de crescimento.

O curso de Bruno é presencial e ele tem aula duas vezes por semana. “As aulas são dinâmicas e com professores que trazem vivência do mercado. A rotina de estudos e baseia nas aulas semanais e na produção de trabalhos e estudos aos fins de semana, conciliando com demais atividades.

Entre todas as áreas do Marketing Digital, o estudante conta preferir o campo de produção de conteúdo destinado à marcas e influenciadores digitais. Na sua opinião, o conteúdo agrega muito para os consumidores e acaba sendo uma prestação de serviço das marcas para seu público.

“Acredito que essa especialização possa me trazer novas oportunidades no mercado de trabalho, com o networking e com o grande acesso a matérias, assuntos e técnicas que não conhecia ainda”, conta Escudeiro que, por fim, afirma que sua especialização o ajudará a expandir seu conhecimento e, consequentemente, sua atuação dentro de sua profissão como jornalista.

E a atuação enquanto profissional do Marketing Digital é realmente extensa. É possível trabalhar em agências de marketing e comunicação e em pequenas, médias e grandes empresas que valorizem as estratégias de marketing para agregação de valor à sua marca e ao seu produto ou serviço no meio digital. Há também espaço para freelas e trabalhos temporários em projetos específicos.

Fonte: Quero Bolsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui