Com a pandemia do Covid-19 e a quarentena, muitas empresas aderiram ao sistema home office para proteger seus funcionários da exposição ao vírus. Apesar de já ser a realidade de muitos trabalhadores, em especial do ramo de tecnologia, hoje esse modelo tornou-se algo quase imprescindível. Porém, apesar de parecer um verdadeiro paraíso poder trabalhar no conforto do lar, a nova rotina pode causar estranhamento e até mesmo atrapalhar os menos familiarizados. Pra que esse processo se torne um pouco mais prazeroso e se muito sofrimento de adaptação, seguem algumas dicas.

Organize um local para ser o seu “escritório”

Não precisa ser um cômodo inteiro. Uma mesa, um local limpo e organizado que possa ser adaptado é o suficiente. Isso ajuda com que as pessoas que moram com você entendam que, quando você estiver naquele local, estará trabalhando e indisponível durante um período. É preciso haver uma conversa prévia sobre isso para deixar claro os horários estipulados para o trabalho.

Defina muito bem e respeite os horários

Definir os horários é a primeira etapa para não se sobrecarregar ou se atrapalhar com as tarefas. Para muitas pessoas o home office acaba sendo muito cansativo por causa da falta dessa organização. Separe o horário para tarefas de casa, lazer e o horário do trabalho, além de estabelecer intervalos para as refeições. Não pule refeições, principalmente o almoço, e de preferência se alimente em um local diferente da sua mesa de trabalho. Faça micro pausas para se alongar. Com os horários bem definidos ficará mais fácil estabelecer uma rotina parecida com a rotina de trabalho anterior.

Organize as tarefas

Com um horário bem definido você pode agora organizar suas tarefas. Algumas ferramentas podem ajuda, como o Google Agenda, mas nada mais eficaz do que uma boa agenda ou um planner. Separe bem as tarefas de casa e do trabalho para não misturá-las e se sobrecarregar. Uma dica é organiza-las no final do dia anterior. A organização prévia faz com você comece seu expediente produzindo e, inconscientemente, isso dita o ritmo do seu dia.

Mude a roupa

Não use pijama. É sério! Seu cérebro vai entender que você está em um momento de descanso e não de trabalho. Parece bobagem mas faz muita diferença. Também não precisa colocar o paletó! Uma roupa confortável e bem apresentável é o suficiente, principalmente se você precisar fazer vídeo-chamada com sua equipe.

Evite distrações

Dica válida não só pro home office, mas pra toda produção que exija nossa atenção. “Isole-se” do ambiente ao seu redor com fones de ouvido ou até protetor auditivo. Ponha o celular em modo avião, se puder, e não ative o whats app web (ajuda demais, experiência própria!).  O método pomodoro pode ser um grande aliado para ajudar na concentração.

Sei que o momento é desafiador sob todos os pontos de vista e mais do que nunca precisamos de foco, mas espero que consigamos fazer do trabalho remoto uma nova habilidade. Estamos juntos nessa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui