Projeto quer mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”

Uma mini casa sobre rodas foi criada pela IKEA, em parceria com a Vox Creative e com a Escape, empresa especializada na construção deste tipo de residências.

Em comunicado, a IKEA afirma que o objetivo do projeto é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.

O reboque é um modelo de 17 metros quadrados, com móveis IKEA no seu interior, coberto com painéis solares e equipado com um aquecedor de água.

Tudo na casa funciona com eletricidade, mas com a geração de energia fotovoltaica, é possível viver de forma independente da rede. As únicas emissões da casa são as provenientes do veículo que vai estar acoplado a ela.

A madeira usada no interior vem do cultivo sustentável de pinheiros e os armários da cozinha são fabricados com tampinhas de garrafa recicladas. A casa conta ainda com um banheiro ecológico e com uma mesa retrátil para trabalho e refeições.

Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA, conta que foram priorizados materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados para o espaço seja ao mesmo tempo funcional e bonito.

“O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”, conta Stark.

A construção completa de uma mini casa demorou menos que 60 dias e diferentes modelos já estão sendo comercializados com valores a partir de US$ 47.550.

Com a popularização das mini casas e de projetos mais sustentáveis como o apresentado pela IKEA, as emissões de gases de efeito estufa por parte da indústria habitacional poderia diminuir – hoje o setor é responsável por 5% das emissões nos Estados Unidos, sem incluir as emissões com eletricidade.

“CONSTRUÍMOS UMA MINI CASA SUSTENTÁVEL A PARTIR DO ZERO PARA EDUCAR E INSPIRAR AS PESSOAS A LEVAR A SUSTENTABILIDADE PARA A SUA VIDA.”

IKEA

A empresa espera que o projeto promova a conscientização e mostre o impacto que as “pequenas” decisões de cada um podem ter na construção de um mundo melhor.

Confira o vídeo (em inglês) de apresentação de um dos modelos disponíveis:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui