O Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), irão ilustrar as páginas da revista Inspirações. Produzida pela líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, Mind Lab, e a consultoria educacional focada em cursos e soluções para instituições de ensino de todo o Brasil, Humus, a segunda edição da revista será lançada online no final de julho.

“Na primeira edição da revista realizamos uma radiografia do sistema educacional da Finlândia, que há anos ocupa os primeiros lugares nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). E, agora, estamos trazendo ideias realizadas por instituições daqui mesmo do país para inspirar professores, mantenedores, diretores de escola e gestores públicos”, informou a gerente administrativa da Humus, Thalita Chrispim.

Ela explica que a ideia é que a revista desperte, para quem está na linha de frente da educação, o desejo de inovar, de trazer a diferença para a sua turma de alunos ou a escola inteira. “Muitas vezes são ações simples, que não necessitam de grandes investimentos, mas que na pŕatica causam um grande impacto em toda a comunidade escolar”, afirma Thalita.

Dezoito escolas públicas e privadas de todo o Brasil trazem iniciativas nesta edição da Inspirações, porém, o Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional são as únicas da região Norte. “Nós já conhecíamos as INFS, por conta da professora Nelly Falcão sempre participar dos nossos eventos e, durante as pesquisas das escolas que iriam compor a revista, os nomes dos dois colégios foram bastante indicados por serem referência em educação no Estado”, disse a gerente da Humus.

Artes e Ciências

Ser destaque em uma revista nacional, para a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza, representa o reconhecimento do trabalho de todos os professores e coordenadores envolvidos nos projetos desenvolvidos pelas duas instituições, que são pautadas por duas áreas que nem sempre são tratadas como necessárias: as Artes e as Ciências.

Projetos como Clube do Futuro Cientista, Feira Científico-Cultural, Clube do Livro Gepeto, Novos Talentos, além de oficinas de música, teatro, dança e artes plásticas são algumas das iniciativas que os colégios apostam para motivar e desenvolver competências aos alunos.

O Clube do Futuro Cientista, por exemplo, formado por alunos do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3º Ensino Médio do Colégio Martha Falcão, conta com diversas atividades que incluem plantio e cultivo de mudas, visitas técnicas, aulas passeio, pesquisas de campo, projetos de pesquisa, exposições e campanhas de conscientização.

Durante a programação, os membros do clube também realizam atividades com os pequenos do Pinocchio Centro Educacional. “Ao longo desses 32 anos de existência do clube, vários alunos enveredaram pela área das Ciências Biológicas”, orgulha-se a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza.

Para a educadora, essa consciência desenvolvida ainda na infância faz com que os estudantes cheguem à fase adulta com um olhar crítico da realidade e noção de sua participação em um mundo melhor.

Além disso, o Clube do Futuro Cientista é considerado um dos maiores legados da professora Martha Falcão, uma pioneira das causas ambientais, que foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.

No Pinocchio Centro Educacional, a criançada do jardim da infância é incentivada a conhecer o mundo da literatura através do Clube do Livro Gepeto. Além de emprestar livros para levar pra casa, os alunos são presenteados com obras em seus aniversários e, quando o projeto realiza campanhas, os pequenos podem doar títulos que já leram, aprendendo também a importância de compartilhar.

“Quando chegam ao 1° ano, no Colégio Martha Falcão, já desenvolveram o hábito de utilizar uma biblioteca e, a partir daí, passam a ser incentivados pelo nosso outro projeto, o Pequeno Leitor, que se estende pelos anos iniciais do Ensino Fundamental”, comenta a professora Nelly.


Olívia de Almeida
Jornalista DRT-AM 408
Cel.: (92) 98129-3944
oliviarca@gmail.com

Três Comunicação e Marketing
Tel.: (92) 3651-7126
Cel.: (92) 98127-0931
trescom.am@gmail.com
http://www.facebook.com/trescomunicacaomkt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui