O Instituto Descarte Correto apoia a iniciativa da reforma da Escola-Comunidade do Parque das Tribos.

Topamos esse desafio de transformar em realidade a escola e ter um centro de inclusão digital

Vamos lá conosco nesse desafio !?

Segue o link para sua contribuição:

https://benfeitoria.com/escolacomunidadepkb

 

PRONUNCIAMENTO NO SITE DA CAMPANHA

Nós residentes do Parque das Tribos localizado no bairro Tarumã zona oeste de Manaus, fazemos parte de uma comunidade pluriétnica, visto que, fazem parte da mesma 34 etnias aqui

especificada: Tikuna, Wanano, Kokama, Witoto, Bare, Baniwa, Tukano, Tariano, Kuripaco, Kubeo, Miriti-Tapuia, Yurupari-Tapuia, Mura, Sateré-Mawé, Karapãna, Apurinã, Arapasso, Miranha, Hiskariana, Piratapuia, Tuiuka, Munduruku, Kulina, Kanela, Barrasana, Kanamari, Tupinanba-Jaquari, Marubo, Makuxi, Rupita, Nadeb, Katukina, Kambeba e Wapixana. Na comunidade foi diagnosticada 14 línguas maternas faladas, de acordo com o laudo do professor Dr. Walteir Martins da Universidade Estadual do Amazonas – UEA/Mao. Atualmente residem 732 famílias totalizando 3.660 pessoas.

Com o objetivo de fortalecer a cultura indígena das crianças na comunidade, foi idealizada em outubro de 2014 pelos indígenas da comunidade uma escola cuja denominação foi Wakenai Anumarehit Uka Mbuesara, que funciona em um terreno cedido por uma liderança indígena. A escola procura dar ênfase ao ensino respeitando as diferenças culturais de cada etnia, Na escola indígena Wakenai Anumarehit estudam 80 alunos nos turnos matutino e vespertino, ressaltando que pelo fato destas estudarem em escolas regulares a educação indígena dar-se-á no contra turno. A escola não funciona em regime seriado, tendo em vista que a criação da modalidade “escolas indígenas” tem como objetivo dar ênfase ao ensino intercultural, visando a manutenção e valorização das diversidades linguísticas e dos saberes tradicionais.

A escola não tem edificação própria, funciona no centro cultural da comunidade em um barracão sem divisões, piso chão de barro com cadeiras, mesa e quadro escolar improvisado, evidenciando assim uma estrutura física com poucos recursos, nesse sentido, a construção de uma escola com um melhor padrão estrutural é de suma importância para o processo de ensino aprendizagem dos alunos“.

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