Programa de robótica certifica o aluno com a chancela do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino está com inscrições abertas para dois cursos do seu programa de extensão: Capacitação em Cirurgia Robótica e Neurociência Translacional – Saúde, Educação e Sociedade. As inscrições podem ser feitas através do site do IDOR – https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/ensino/extensao.

O curso com foco em cirurgia robótica traz uma novidade importante este ano: além de capacitar o profissional de saúde para a realização de procedimentos robóticos, também irá certificar com a chancela do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), permitindo que o aluno cumpra toda a trajetória de capacitação no Brasil. Há a disponibilidade de vagas até o final do ano e o programa traz aulas online e presenciais, realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Já o programa de Neurociência é integralmente ministrado de forma online e as inscrições estarão abertas até o dia 18 de março, com o início das aulas marcado para o dia 23 de março. Os cursos são destinados a alunos de todo o Brasil.

Capacitação em Robótica

Presente no programa do IDOR desde 2019, o curso Capacitação em Cirurgia Robótica, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Domene, coordenador de Robótica da Rede D’Or São Luiz, une a excelência em ensino do IDOR com a estrutura e experiência da Rede D’Or, o maior parque em cirurgia assistida da América latina, com 18 robôs espalhados por regiões do Brasil, e mais de 7 mil procedimentos robóticos no país.

Dividido em treinamento teórico (online) e simulação (presencial e realizada apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo), o programa compreende 5 etapas – treinamentos e vídeos online, simulação presencial, acompanhamento de 10 procedimentos cirúrgicos dentro de sala de cirurgia e resumo de todo o aprendizado, também ministrado em sala de cirurgia, para treinar todos os conceitos aprendidos e simular situações cirúrgicas, posicionamento do robô e do paciente. O aluno tem até 3 meses para a conclusão.

Mais informações no site do IDOR – https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/ensino/extensao/capacitacao-em-robotica-idor-rede-dor-sao-luiz

Neurociência Translacional – Saúde, Educação e Sociedade

Coordenado pelo neurocientista Roberto Lent e conduzido por uma nova geração de neurocientistas do Instituto D’Or e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso irá desenvolver conceitos fundamentais da neurociência e explorar suas aplicações em três grandes áreas: educação, saúde e sociedade.

O programa é destinado a um público amplo e não apenas a profissionais de saúde: professores, gestores da área da educação, profissionais de comunicação, advogados, psicólogos, engenheiros, assistentes sociais, e vários outros interessados nas repercussões da neurociência na vida social podem se inscrever. No ato da inscrição, o aluno escolhe para qual área – saúde, educação ou sociedade – quer dar ênfase.

Durante dez aulas online, com duração de 10 semanas, os professores irão abordar tópicos avançados, sempre amparado em evidências científicas, demonstrando como o estudo do cérebro humano ajuda a enfrentar os principais desafios do processo de aprendizagem e compreender o comportamento social. As doenças neurológicas e a capacidade de recuperação do sistema nervoso serão exploradas no módulo Saúde. Esta edição também abordará o impacto da pandemia de Covid-19 em todas as áreas mencionadas.

No primeiro módulo, de abertura do curso, Lent apresenta a neurociência e seus princípios básicos. Nas aulas seguintes, os neurocientistas específicos de cada área discutem o conteúdo de Lent com ênfase na saúde, educação e sociedade. As aulas também contam com profissionais convidados para discutirem temas atuais e sua ligação com a neurociência.

Mais informações no site do IDOR – https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/ensino/extensao/neurociencia-translacional-saude-educacao-e-sociedade

Sobre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

O IDOR vem desenvolvendo pesquisas de fronteira voltadas tanto para ciência aplicada, ou seja, com impacto clínico direto a curto prazo, quanto para a ciência fundamental, que busca o conhecimento mais profundo sobre os mecanismos biológicos, fisiológicos e patológicos.

A importância de aproximar a ciência básica da clínica foi evidenciada nas pesquisas envolvendo o vírus Zika, nas quais os pesquisadores do IDOR desempenharam um papel fundamental na comprovação da relação entre o vírus e a microcefalia. Os resultados tiveram grande alcance internacional e foram publicados na Science, uma das mais conceituadas revistas científicas da atualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui