A Laureate Education está começando o processo para vender a Uninorte, uma das maiores faculdades da região Norte do País, com cerca de 40 mil alunos, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

A Laureate — que no Brasil é dona do IBMR no Rio e da Anhembi Morumbi e da FMU em São Paulo, entre outras — contratou o Itaú BBA para conduzir a venda.

O processo ainda está nos estágios iniciais e faz parte de uma revisão que a Laureate está fazendo em seu portfólio global como forma de reduzir seu endividamento. Ao longo do último ano, a empresa já vendeu ativos na Ásia e Leste Europeu. A empresa, que opera em mais de 20 países e tem 95% de seus alunos fora dos Estados Unidos, vale US$ 3,6 bilhões na Nasdaq.

Outros ativo à venda é a Positivo, o grupo paranaense fundado por Oriovisto Guimarães. (Este ano, o empresário concorre a uma vaga ao Senado pelo Podemos a convite de seu amigo Alvaro Dias. Na urna, ele é o “Professor Oriovisto.”)

Oriovisto foi um dos oito fundadores do Grupo Positivo, onde exerceu a presidência por 40 anos. Em 2010, transferiu os 20% do capital que detinha para seus filhos e em 2012 deixou a gestão da empresa para assumir outros empreendimentos e desafios profissionais.

No início de agosto, https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1KS220-OBRBS, com exclusividade que Estácio, SER e Cruzeiro do Sul haviam apresentado propostas para comprar os oito campi da empresa.

No ano passado, a Positivo esteve prestes a vender uma fatia de seu capital para a Gávea Investimentos, mas a operação desandou no último minuto. Uma conversa anterior com a Kroton também não resultou numa venda.

A Positivo tem sete escolas de educação básica, o chamado K-12, no Paraná e em Santa Catarina, com cerca de 8 mil alunos. A universidade, com oito campi no Paraná, tem cerca de 40 mil alunos, e seus sistemas de ensino são usados por 867 mil estudantes.

Fonte: BrazilJournal

Cristina Monte
Cristina Monte é jornalista, especialista em Comunicação Empresarial (Cásper Líbero), Responsabilidade Social (FUCAPI) e em Divulgação Científica em Saúde na Amazônia (FIOCRUZ-AM). Além disso, Cristina é graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É articulista-convidada e colunista da Coluna Mai$ Negócio$, do Jornal do Commercio e apresenta as notícias da Coluna no AmazonPlay TV Digital. Atualmente, além dos projetos mencionados, a jornalista atua como assessora de Imprensa, palestrante e estuda o curso de Coaching.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui