A marca americana Taylor Stitch criou um projeto que leva a sustentabilidade na moda a outro nível: Restitch, em que a empresa recolhe roupas usadas da marca, fazem consertos e as colocam novamente à venda. Em troca, os clientes ganham um vale-presente, que pode ser trocado por roupas novas ou “recicladas” da grife.

Para tornar o projeto realidade, a Taylor Stitch, fundada há 12 anos pelo empreendedor Michael Maher, fez uma parceria com a Yerdle, uma startup que desenvolve e opera projetos de revenda para outras marcas.

O Restitch funciona assim: os clientes enviam suas roupas usadas da Taylor Stitch para a Yerdle. Os consumidores, então, recebem um vale-compras da marca, que pode ser trocado por peças novas da Taylor Stitch.

As duas empresas fazem os reparos em parceria. Elas recebem qualquer produto da marca, menos camisetas e sapatos, peças mais difíceis de consertar.

Até o momento eles já receberam mais de 1,5 mil peças para reparos (Foto: Reprodução/Instagram)

Até o momento, a empresa recebeu cerca de 1,5 mil peças. A empresa vende as roupas que foram consertadas no site oficial do projeto. No momento, entretanto, não há peças à venda. A empresa afirma estar montando um novo estoque de produtos e promete retomar as vendas nos próximos meses.

Segundo Maher, é muito desafiante para uma pequena marca criar algo como o Restitch. “Apesar disso, queremos fazer parte de um movimento de empresas susntentáveis, apesar de sermos pequenos”, afirmou ele em entrevista à “Forbes”.

No futuro, a marca pretende usar apenas fibras recicladas (Foto: Reprodução/Instagram)

No futuro, o empreendedor espera usar apenas fibras recicladas de roupas da própria marca em seus produtos. “Assim, conseguimos fazer uma economia circular”, afirmou.

Mas esse projeto ainda precisa de aperfeiçoamento, já que o tecido perde a sua qualidade quando passa pelo processo de renovação. “Os clientes ainda querem uma peça de alta qualidade, mesmo que seja reciclada”, disse.

Fonte: PEGN

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