Os olhos fornecem, sem sombra de dúvidas, os sinais corporais mais importantes da comunicação de precisão e do comportamento. Sua variedade gestual fornece o caminho para se revelar as mais diversas emoções, como veremos:

Abaixar as sobrancelhas: sinal de agressividade.

Erguer as sobrancelhas: gesto habitual de saudação.

Fechar os olhos: fazê-lo por alguns segundos, pode revelar desinteresse.

Olhar de baixo pra cima: submissão, abertura.

Olhar de lado: sobrancelhas erguidas e leve sorriso é sinal de interesse. Se as sobrancelhas estiverem arqueadas é um gesto crítico.

Olhar de Poder: focaliza o olhar na região entre os olhos e a testa. Mantém a pessoa sob pressão, intimida.

Olhar Íntimo: Olhar direcionado entre os olhos e o peito, feito rapidamente nas duas primeiras olhadas e depois se concentra no rosto. As mulheres têm uma visão periférica mais ampla do que dos homens, portanto, são mais discretas.

Olhos nos olhos: tanto o excesso quanto a escassez do contato ocular pode ser prejudicial à credibilidade. Convém seja mantido o contato visual durante 70% do tempo. Jamais utilize óculos escuros num ambiente de negociação. O bom uso do olhar permite conquistar autoridade – mas evite piscar muito – bem como possibilita aumento de intimidade, conforme a finalidade.

Olhar Social: Concentra a visão entre os olhos e a boca.

Piscar: piscar em excesso pode ser sinal de mentira.

Pupilas dilatadas: revela interesse e estímulo.

Primeiro contato: Muita atenção no primeiro minuto de contato ocular, pois ele define o nível de abertura que você conquistará perante seu interlocutor. Geralmente, no momento inicial estamos sob observação da outra pessoa, assim convém desviarmos o olhar para baixo por alguns segundos para sermos analisados, deixando a pessoa mais à vontade.

Edu Santos
Edu Santos possui MBA em Gestão de Pessoas, mestrando em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação, palestrante, prof. de pós graduação pela Unifacs, Unijorge e Wyden nas disciplinas de Gestão Emocional nas Organizações e Motivação e Engajamento. Além disso, Edu é poeta e autor do livro "A Verdadeira Concepção do Engajamento e Motivação" (Literarebooks, 2017). Para outras informações, envie e-mail para palestrante@edusantos.pro.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui