Segundo pesquisa realizada pela IDC, até 2021 os investimentos serão mantidos ou aumentados para todos os tipos de cloud devido à necessidade de novas tecnologias impulsionada pela Covid-19

Na segunda temporada do Soluções em Debate, série especial de conversas online sobre o universo da transformação digital, tecnologia e inovação para as empresas, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, trouxe a adoção e importância do serviço de cloud para a discussão. O evento contou com a participação de clientes e executivos da Oi Soluções e com as contribuições da IDC, fornecedora de inteligência de mercado e consultoria para o setor de TIC. O tema do debate ocorre no momento em que o mercado passa por um período de inovação tecnológica fortemente acelerado pela pandemia do coronavírus.

Levantamento exclusivo da IDC no Brasil aponta que 66% das empresas deverão ativar digitalmente seus modelos operacionais e terão o trabalho remoto incluído de forma permanente em suas políticas de recursos humanos. Neste sentido, a tecnologia torna-se essencial para suportar essas atividades e os serviços em nuvem, imprescindíveis para que as empresas alcancem esses objetivos. De acordo ainda com a pesquisa, 44% dos entrevistados no Brasil informaram que suas empresas vão aprimorar as iniciativas de conectividade em 2020/2021. Trinta e oito por cento delas indicaram que vão promover melhorias nas atividades relacionadas a costumer experience. Na América Latina, 48% dos respondentes informaram que têm planos de investir em IoT/Edge Computing, fazendo da cloud um serviço essencial para a transformação digital dessas empresas.

Mas como o serviço em cloud pode colocar as companhias em um outro nível de digitalização?  O fato é que em relação à arquitetura de TI e à adoção de nuvem, observaremos três modelos praticados por empresas das mais variadas verticais de negócios: nuvem pública, mais abrangente acomodando aplicações dinâmicas, geralmente tocando o cliente final ou o ecossistema do qual a empresa faz parte; nuvem privada, destinada aos workloads que necessitam estar próximos do núcleo de negócios ou que têm algum parâmetro ou legislação que requer essa atividade; e a TI tradicional, cujo objetivo é suportar sistemas que por motivos técnicos ou estratégicos não serão modernizados.

Tendência de adoção mais importante na América Latina na era pós-covid, a chamada nuvem híbrida, que é a combinação da utilização de nuvens públicas e privadas ganha destaque. Cada vez mais as empresas estarão diante deste ambiente híbrido. Segundo entrevistados pela IDC, até 2021 os investimentos serão mantidos ou aumentados para todos os tipos de cloud (privado 61%, IaaS 58%, PaaS 59% e SaaS 58%) devido à necessidade de novas tecnologias impulsionada pela Covid-19. O avanço de ambientes híbridos é uma característica da adoção de nuvem do mercado brasileiro e, diante do grau de complexidade e a importância da segurança na nuvem, há uma necessidade do gerenciamento de todos esses serviços.

“Em se tratando de cloud, atualmente os clientes corporativos têm múltiplas soluções à sua frente. E não há uma fórmula certa que sirva para todas as empresas. Cada indústria tem a sua particularidade e a sua solução específica. A nossa função na Oi Soluções é olhar para o cliente do nosso cliente entendendo quais são as aplicações ou sistemas que não podem falhar, definir a infraestrutura e o tipo de cloud que vamos oferecer para ele. Tudo baseado em valor, flexibilidade e criticidade”, afirma o diretor de vendas regionais Oi Soluções, Ideval Munhoz.

Oi Smart Cloud 4.0

A Oi Soluções oferece aos clientes corporativos a solução Oi Smart Cloud 4.0 baseada em ferramentas open source (código aberto) para a atuação híbrida nos modelos de cloud pública e privada. O produto permite também implantação de arquitetura edge computing, sendo essa uma aplicação de cloud inédita no Brasil capaz de oferecer uma melhor performance em aplicações que exigem alta capacidade de processamento em tempo real, como em soluções de IoT (Internet das Coisas). Além de disponibilizar infraestrutura como serviço (IaaS), a tecnologia também atua no formato de nuvem híbrida.

A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica. A plataforma Oi Smart Cloud 4.0 pertence à família Cloud & Data Center. Com presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores.

Filomena Brandão

Comunicação Institucional
(085 31) 3131-9066
(085 31) 98801-0516
filomena.pinheiro@oi.net.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui