Qual a importância de saber separar as despesas pessoais e empresariais?

Misturar as despesas pessoais com as da empresa é um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer, desde o início do seu negócio até mesmo quando este já está escalonado. Precisamos entender que prezar por uma boa gestão financeira é um dos pontos mais importantes para que a empresa possa ser bem sucedida. 

Sabemos que não é uma tarefa fácil, principalmente no início quando o empreendedor também é o responsável por todas as atividades da empresa, sendo bem mais prático concentrar toda a atividade na mesma conta bancária.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos principais provedor de dados do país, em 2017, 62% das empresas brasileiras morrem na praia 5 anos depois da sua criação. Para ler a matéria completa, clique aqui.

Essa “morte” de empresas nascentes decorre em sua grande maioria do desequilíbrio financeiro e mistura de gastos com o patrimônio pessoal do empreendedor. 

A gestão financeira é um dos fatores apontados como falta de conhecimento por parte do empreendedor e que poderia ter sido de grande ajuda para apontar os possíveis erros na trajetória da empresa. Neste artigo vamos listar algumas dicas importantes para que sua empresa tenha uma boa gestão financeira, almejando sucesso ao seu negócio. Vejamos: 

·      Tenha sempre um sistema de fluxo de caixa; 

·      Abra contas bancárias distintas (pessoal separada da conta da empresa); 

·      Controle os pagamentos; 

·      Determine um valor para o seu salário (o mínimo possível); 

·      Faça um diagnóstico financeiro; 

·      Contrate um contador; 

·      Usufrua de planos corporativos; 

·      Tenha uma reserva de emergência. 

Gerenciar uma empresa é extremamente difícil e por vezes somos negligentes em algumas práticas financeiras, precisamos ter disciplina para definir alguns processos de pagamento entre os sócios, classificar de forma correta as despesas e sempre fazer o fluxo de caixa. A verdade é que misturando as contas pessoais com as da empresa perderemos o controle das finanças e podemos acabar por perder a realização do sonho de crescimento da empresa.

Foto em Destaque: Freepik

Por Ana Paula Sena

Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço que tem por objetivo promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos projetos, conectando empresas do polo industrial, governo e empreendedores. Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia para contribuir com o ecossistema de inovação aberta da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui