Empreendedores surgem de muitas formas e maneiras diferentes. Seus estilos de vida versus o crescimento rápido do indivíduo que opera um simples restaurante. Ou um indivíduo que pode operar múltiplos restaurantes, ou um grande varejista de alimentos online. 

Eles são empreendedores locais versus empreendedores globais.O indivíduo pode ter fundado e operado um simples abrigo versus alguém que desenvolveu um programa de educação global para a prevenção de desabrigados.

baixa e alta tecnologia. Há o empreendedor que pode operar uma pequena loja de chocolate, há o empreendedor que pode operar uma empresa de fabricação de fonte de chocolate.

Há uma série de múltiplos indivíduos que estão começando start-ups em série, onde eles constroem uma e tem algum sucesso, constroem a próxima coisa e vão em ciclos, ou existem aqueles que vão em paralelo, indivíduos que trabalham em várias iniciativas ao mesmo tempo. Existem startups onde os indivíduos que estão iniciando a criação de algo, outros podem ter herdado o negócio. Outros podem comprar negócios existentes. E há franquias que combinam alguns destes elementos também. todos eles são empreendedores.

Agora o nível de risco, o nível do potencial de lucro, o caminho da sua experiência vai diferir, 

Portanto, vamos pensar sobre as empresas de base tecnológica que conhecemos, grandes empresas que conhecemos. Quais você acha que são as mais antigas? Amazon, Facebook, Dell, Adobe, Apple ou Yahoo?

Bem, se você escolheu a Apple, você está certo. A Apple começou em 1976. Todos estas outras companhias, gigantes empresas globais, começaram a partir de então. E vemos empresas começarem por diferentes razões.

Nós vemos um número de companhias que começaram no final da década de 70 e início da década de 80, que eram conduzidas pela oportunidade da tecnologia, ou seja, o computador pessoal e o computador doméstico. Então, quando você vê mudanças tecnológicas, que são levadas ao mercado, existem novas empresas e novas oportunidades que vem ao redor delas. Aqui está o exemplo dos PCs, aqui está o exemplo da Internet. E você verá uma explosão de outras empresas que começaram a partir das oportunidades tecnológicas presentes nelas. Também queremos reconhecer aqui que algumas destas empresas foram iniciadas por pessoas muito jovens: Apple, Facebook, Google, Dell, Yahoo.

Então quando pensamos sobre como os empreendedores incluindo alguns daqui de Manaus, construíram empresas globais, isto não começou com um plano de negócios.

Não começou com um modelo de negócios canvas.

Começou com a oportunidade em si. E é por isto o que melhor define e aprofunda o conceito de empreendedor é a capacidade de análise da oportunidade. 

Realmente pensando sobre o empreendedor, pensando sobre você e sua mentalidade empreendedora, e suas motivações e comportamentos empreendedores. Quais indústrias te interessam? Que mercados interessam você? Quais inovações de valores você pode desenvolver e quais oportunidades você pode identificar? Principalmente em se falando de Manaus, Amazonas, Amazônia e a nossa região.  E quando começamos com essa ideia como nosso ponto de partida, e quando começamos com isso como nosso arcabouço, então podemos avançar em direção ao fim do que o empreendedor busca: Liberdade de iniciativas de geração de valor seja com um negócio local ou global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui