MANAUS - AM, 12/11/2019. Tecnologia desenvolvida pela FPF as informações de localização e monitoramento dos alunos do colégio Martha Falcão podem ser acompanhadas pelos pais e professores. FOTO: CLÓVIS MIRANDA/FREE LANCER

Pulseira Schoold, criado pela Fundação Paulo Feitoza e utilizado no Colégio Martha Falcão, é ferramenta importante para pais, alunos e professores

1534074_D42725C4-D981-484C-B278-6F8BAA187E72.JPGA pulseira permite monitorar a frequência diária, a alimentação, a geolocalização e o acesso a serviços escolares pelos alunos Foto: Clóvis Miranda/Freelancer

A tecnologia desafia as gerações e a escola tem um papel fundamental para a inserção das crianças no universo digital. Mas muito além do ensino, muitas instituições hoje buscam soluções tecnológicas que proporcionem ao aluno acesso a esse ambiente de tecnologia.

O Colégio Martha Falcão por exemplo há dois anos tem seus processos facilitados através do dispositivo Schoold, desenvolvido pela Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech).

A pulseira utiliza um sistema de rádio frequência, softwares e hardwares pensados pela Fundação juntamente com o colégio para colaborar no dia-a-dia escolar.

“Nós desenvolvemos um mínimo produto viável, colocamos para funcionar dentro da escola e fomos recebendo dos alunos, dos pais, professores e colaboradores todos os feedbacks necessários para evoluir aquele produto inicial”, conta o diretor da FPF Tech, Luis Braga, sobre o processo de criação do dispositivo.

Benefícios

O resultado final trouxe benefícios em várias esferas. Para os docentes a pulseira permitem a realização das chamadas automaticamente, a elaboração de questões em sala de aula que podem ser respondidas pelo Schoold, além de contar com a opção de monitoramento dos alunos durante passeios.

“A escola recebe todos esses feedbacks e pelos relatórios temos as informações dos alunos. Assim nós podemos, por exemplo, localizar os alunos dentro da escola onde ele estiver”, explica a assessora da direção do Colégio, Luciana Gadelha.

Segundo a assessora, para o aluno as funções vão desde a facilidade para alugar livros na biblioteca até a possibilidade de compra de alimentos. Para isso, basta que ele encoste a pulseira no sensor do painel na cantina que mostrará um cardápio. Luciana explica ainda que as opções de alimentos são controladas pelos pais, que podem também efetuar recargas de valores, averiguar e definir os gastos dos filhos como uma carteira eletrônica.

Através de um aplicativo, também é possível a evitar as filas de carro em frente a escola durante a saída. Com um clique, o responsável pode avisar quando chegará a escola e seu percurso é acompanhado pelo software através da internet.

Opinião

Rafaella Limongi, Mãe do Mauro e da Maria Carolina

“Para mim, ele [schoold] facilita muito porque tem várias funcionalidades positivas. Eu sou super a favor dessas tecnologias e disciplino os meus filhos para utilizar. Funciona muito bem, inclusive na chamada, porque quando a criança entra já conta a presença. Então também é um controle para os pais para saber se realmente a criança entrou na escola, porque tem algumas que vão a pé por exemplo. Além de tudo é uma questão de segurança, que hoje em dia é muito importante. Eles têm câmeras e podem rastrear quando a criança sai da escola, além de ter como saber tudo, podemos aproveitar melhor o nosso tempo. E é também uma questão de segurança. Então, para mim, a schoold é muito importante. Eu nem saberia como seria ficar sem ela”.

Pontos

Chamada : A chamada é feita de maneira automática com o auxílio da ‘triangulação de antenas’.

Segurança : Ao sair da escola o dispositivo indica qual o horário e permite que os pais saibam a média de tempo até que o aluno deve chegar em casa.

Relatórios: O Schoold permite que a escola tenha acesso a todo o perfil do aluno verificando as especificidades e personalizando o acompanhamento.

Fonte: A Crítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui