Nos últimos tempos, a guerra contra os canudinhos de plástico vem ilustrando uma crescente preocupação com o uso excessivo desse material. Mas, sucos e bebidas de caixinha à parte, há vários outros “vilões” sendo jogados diariamente no lixo. Os copos de café descartáveis são um grande exemplo.

Criada há quatro anos, a startup alemã Kaffeeform se propõe a mitigar esse problema de uma forma criativa.

A empresa desenvolveu copos, xícaras e pires que, além de serem biodegradáveis, usam resíduos de grãos de café que seriam descartados por cafeterias.

Copo da startup alemã Kaffeeform (Foto: Reprodução/Instagram)

O projeto surgiu em 2009, quando o empreendedor Julian Lechner estudava design de produtos. “Nós tomamos muito café o tempo todo. Um dia, eu me perguntei o que acontece com todos esses grãos de café gastos”, disse ele ao site Insider.

Surgiu, então, a ideia de usar esses resíduos para tornar o consumo dessas bebidas mais sustentável. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a Kaffeeform lançou sua linha de produtos em 2015.

Xícaras da startup alemã Kaffeeform (Foto: Reprodução/Instagram)

Além do café, os objetos levam fibras vegetais, grãos de madeira e resinas naturais em sua composição. Embora sejam reutilizáveis, a startup afirma que eles também são biodegradáveis.

Os resíduos da bebida vêm de estabelecimentos, como cafeterias, que mantêm parcerias com a startup. O próprio transporte dos resíduos, feito de bicicleta, é pensado para não prejudicar o meio ambiente.

Xícaras da startup alemã Kaffeeform (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo Lechner, o objetivo final da startup é destacar o valor da reclicagem para a sociedade.

O valor de cada copo ou conjunto de xícara e pires varia de 14 a 22 euros (cerca de R$ 59 a R$ 93).

Fonte: PEGN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui