A Trocados é uma startup de Manaus que atua com dinheiro virtual através de um aplicativo que possibilita a compra, o recebimento de troco, realizar transferências entre usuários e bancárias e traz inúmeros outros benefícios.

A Startup Trocados tem como finalidade contribuir na transição do dinheiro físico para o digital, ou seja, atua diretamente na inclusão digital das pessoas e facilita as relações comerciais, oferecendo uma série de serviços e benefícios aos seus clientes.

Dessa forma, a Trocados fecha parcerias com os estabelecimentos comerciais (supermercados, mercadinhos, drogarias, restaurantes, padarias, dentre outros) e, então, instala o software nos caixas que passam a fazer com que os usuários possam comprar, pagar e receber o troco fornecendo apenas o número do celular após baixar o aplicativo e realizar o cadastro. As transações são todas efetuadas através de um SMS de confirmação enviado ao aparelho telefônico cadastrado pelo usuário.

Além disso, as pessoas ainda podem aproveitar outros benefícios do aplicativo, que incluem: descontos e promoções dos parceiros cadastrados, recarga de celular, doações para instituições sociais, assinatura de serviços virtuais (Netflix, Globo Play, etc.), recarga do cartão de transporte público de Manaus e fazer transferências entre os usuários e bancárias de forma gratuita.

Atualmente, a Trocados conta com mais de 100 lojas parceiras, espalhadas em Manaus e pela internet. Foto: Divulgação.

De um insight a um negócio promissor

A Trocados surgiu em 2014, após Silvestre Junior, idealizador da startup, ter um problema na compra de chocolates que seriam distribuídos aos seus clientes antes de uma reunião. “Em 2014 eu trabalhava com designer e já tinha uma empresa, sendo que atendia aos meus clientes em um shopping de Manaus, então, um dia eu decidi ir mais cedo para comprar chocolates para os meus clientes e, quando fui pagar, a moça do caixa não tinha dinheiro trocado e, por isso, não tive como comprar os chocolates. Até tive a intenção de ir a outro lugar trocar o dinheiro para comprar os chocolates, mas no meio do caminho, acabei encontrando os meus clientes e tive que atendê-los, mas eles acabaram ficando sem essa cortesia que havia planejado. Portanto, durante a reunião eu fiquei pensando sobre alguma ferramenta que possibilitasse que as pessoas pudessem receber o troco pelo celular para evitar situações como essa. A partir daí surgiu esse insight de criar a startup Trocados e desenvolver um aplicativo que trabalhasse com dinheiro virtual”, Silvestre revelou.

Silvestre Paiva da Silva Junior é formado em Design com pós-graduação em Estratégia Empresarial pela UniNorte (AM), sendo atualmente o responsável pelas áreas de Marketing, Atendimento ao Consumidor e Captação de Recursos e Investimentos da Startup Trocados.

Silvestre Junior ainda acrescenta que a Trocados orgulha-se de ser uma startup 100% manauara e possui um potencial gigantesco, por isso, pretende expandir os seus serviços para todo o Brasil, contribuindo com a ascensão da região Norte como um ecossistema de inovação, criatividade e desenvolvimento tecnológico capaz de impactar a vida das pessoas.

“Acreditamos que, por meio do nosso trabalho, possamos influenciar outras pessoas a investirem no empreendedorismo e perceberem que uma ideia pode sim ser transformada em um novo negócio e ganhar o mercado brasileiro, então, estamos abrindo caminhos para outras startups acreditar em suas ideias e seguirem em frente com os seus sonhos”, completou.

Além disso, a Trocados e toda a sua equipe ainda estão fazendo uma ótima prestação de serviços às pessoas durante a pandemia, através de conteúdos informativos e lives, principalmente, pelo fato de proporcionarem que as pessoas possam comprar sem ter que lidar com o dinheiro e sem nem mesmo saírem de dentro de suas casas.

Equipe da Startup Trocados. Foto: Divulgação

#Fazendo a diferença

Recentemente, devido aos fatores mencionados, a Trocados recebeu reconhecimento da Associação Brasileira de Startups ao ser mencionada como uma das startups que estão fazendo a diferença durante o período de isolamento social e quarentena imposta pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Ao lado de grandes empresas, tais, como, a Nubank e o PicPay, a Trocados desenvolve uma série de lives sobre o mundo financeiro, tirando dúvidas das pessoas acerca do assunto, além de fazer a distribuição de protetores para garantir a segurança de prestadores de serviços e parceiros.

Para mais informações sobre a Startup Trocados, acesse: https://trocados.com.br/quemsomos/.

Cristina Monte
Cristina Monte é jornalista, especialista em Comunicação Empresarial (Cásper Líbero), Responsabilidade Social (FUCAPI) e em Divulgação Científica em Saúde na Amazônia (FIOCRUZ-AM). Além disso, Cristina é graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É articulista-convidada e colunista da Coluna Mai$ Negócio$, do Jornal do Commercio e apresenta as notícias da Coluna no AmazonPlay TV Digital. Atualmente, além dos projetos mencionados, a jornalista atua como assessora de Imprensa, palestrante e estuda o curso de Coaching.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui