Em artigo publicado na revista Harvard Business Review, pesquisador diz que a felicidade é um péssimo guia de carreira

trabalho felicidade carreira

Imagem: Shutterstock

Seguir sua paixão é um dos conselhos mais repetidos quando se fala em carreira de trabalho. Mas um estudo sugere que, para a maioria de nós, o trabalho duro faz as pessoas se apaixonarem pela área em que atuam, e não o contrário.

O caminho seria, então, concentrar-se no objetivo. É o que diz o professor da Harvard Business School, Jon Jachimowicz, em artigo publicado na revista Harvard Business Review. Segundo ele, a felicidade é um péssimo guia de carreira.

Ao realizar um estudo com centenas de colaboradores e suas carreiras de trabalho, ele disse ter descoberto que aqueles que acreditavam que seguiam uma paixão eram menos propensos a serem bem-sucedidos e tendiam a deixar o emprego em nove meses.

Em vez de seguir a paixão, você deve ir atrás de um propósito, diz o pesquisador: pergunte a si mesmo com o que você se importa profundamente.

Ao se concentrar no objetivo, você alinha seu trabalho com seus valores mais profundos e também se isenta da expectativa de que a longa jornada de uma carreira seja só de felicidades, defende o professor.

Segundo Jachimowicz, o objetivo lhe dá coragem para ter sucesso. “Descobri que a paixão sozinha é apenas fracamente relacionada ao desempenho dos funcionários no trabalho. Mas a combinação de paixão e perseverança estava relacionado um desempenho superior “, escreve.

Ou seja, um senso de propósito bem enraizado dá a você muito mais coragem do que a própria paixão jamais poderia – o que provavelmente fará com que você tenha sucesso a longo prazo.

Portanto, se você está no início de sua carreira ou está pensando em mudar de direção, pare de tentar seguir sua paixão pelo emprego certo e, em vez disso, faça a si mesmo esta pergunta simples: com o que realmente me importo?

*Com informações do site Inc.com

Fonte: Seu Dinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui