A ansiedade já toma conta dos estudantes que, desde março, estão sem rever os colegas e professores, em virtude da suspensão das aulas presenciais como forma de prevenir a propagação do Coronavírus.

Com a flexibilização do distanciamento social, e seguindo o que orienta o decreto governamental, o Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional se preparam para receber seus alunos e colaboradores nas próximas semanas. Sistema de rodízio, ensino híbrido e medidas de higiene fazem parte do protocolo adotado pelas Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) para garantir maior segurança a toda comunidade escolar.

Já na entrada, todos passarão por medição da temperatura e o uso de máscara será obrigatório. As INFS investiram em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores, higienização de sapatos com tapetes sanitizadores, lavatório móvel e produtos para higienização para as mãos.

“O retorno dos nossos alunos será de forma gradativa, utilizando sistema de rodízio, com o objetivo de evitar aglomerações, obedecer o distanciamento social de 1,5m e proporcionar um retorno às aulas com maior segurança a todos os alunos, professores, funcionários e pais”, destacou a diretora das INFS, a professora Nelly Falcão.

No Colégio Martha Falcão, o sistema de rodízio funcionará da seguinte forma: do dia 6 ao 10 de julho apenas terão aulas presenciais os alunos do 9° ano e Ensino Médio, enquanto as aulas online serão para os alunos do 1° ao 8° do Ensino Fundamental. Já entre os dias 13 a 17, a escola recebe os alunos do 6°, 7° e 8° ano. Enquanto isso, os do Fundamental I, 9° e Ensino Médio participam das aulas online.

Do dia 20 ao 24, será a vez das aulas presenciais serem aplicadas para os alunos do 1° ao 5° ano, enquanto as atividades online serão voltadas para as turmas do Ensino Fundamental II e Médio. E, do dia 27 ao 31, as aulas no colégio serão para os alunos do 9° ano e Ensino Médio. Já no ambiente virtual, será a vez dos alunos do Fundamental do 1° ao 8° ano.

Nesse período de rodízio, as turmas ficarão divididas em grupo A e B. Na segunda e quarta, o grupo A terá aula presencial, enquanto na terça e quinta, será a vez do grupo B. Na sexta-feira, ambos terão aula online. As salas de aulas serão higienizadas sempre após as atividades, além de ficarem com porta e janela aberta para a circulação do ar.

No Pinocchio Centro Educacional não será diferente, a escola também adotou um protocolo especial para receber os pequenos a partir do dia 6 de julho. Tudo para garantir que as crianças participem, de forma segura,  das aulas presenciais, enquanto outras receberão o mesmo conteúdo através do ensino remoto.

Antes do início das aulas, tanto no Pinocchio quanto no Martha Falcão, todos os professores e funcionários realizaram testes para o Covid-19, em um laboratório que realiza a coleta in loco. E, para maior segurança, tanto alunos, professores e funcionários que fazem parte do grupo de risco continuarão realizando atividades remotas.

Outra medida que as INFS adotaram é o acolhimento emocional para os alunos, pais e colaboradores. A psicóloga Elenara Perin está à frente da iniciativa e conduzirá um espaço onde todos poderão expressar dúvidas e sentimentos com relação a esse período. A especialista também realizará encontros online com professores e alunos, além de atendimento psicossocial.

As INFS também criaram um plano pedagógico, que envolve a capacitação dos professores para que possam orientar os alunos e pais sobre as medidas de higiene e prevenção da Covid-19. Além da distribuição de uma cartilha criada especialmente para ensinar toda a comunidade escolar sobre a doença e como evitar.

Durante esse período, estão suspensas as reuniões presenciais, atividades lúdicas e esportivas que envolvem contato físico. Todos os estudantes continuarão recebendo as tarefas e trabalhos através do Google Classroom, assim como os comunicados serão enviados pela Agenda Digital.

O ensino híbrido, que combina atividades presenciais com o ambiente virtual, já fazia parte da metodologia das INFS e, agora, no retorno às aulas presenciais deverá continuar. Através do uso de plataformas como Geekie One, Sistema de Ensino PH  e Plurall, os alunos têm acesso a todo conteúdo e atividades.

Olívia de Almeida
Jornalista DRT-AM 408
Cel.: (92) 98129-3944
oliviarca@gmail.com

Três Comunicação e Marketing
Tel.: (92) 3651-7126
Cel.: (92) 98127-0931
trescom.am@gmail.com
http://www.facebook.com/trescomunicacaomkt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui